Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Banda da primeira parte recorda atentado do Bataclan: “Foi a pior sensação da minha vida”

Os austríacos White Miles estavam a comprar o jantar ao lado do Bataclan quando o tiroteio começou

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

A banda que no passado mês de novembro assegurou a primeira parte do concerto dos Eagles of Death Metal no Bataclan, em Paris, recordou em entrevista à Rolling Stone a noite do fatídico atentado.

Medina Rekic e Hansjörg "Lofi" Loferer acabaram a sua atuação, cumprimentaram os amigos que ficaram na mesa do merchandising - entre os quais Nick Alexander, uma das vítimas do atentado - e saíram do Bataclan, comprando jantar num take away de comida grega junto à sala de espetáculos.

No regresso, estranharam ver polícia. "Disseram-nos logo: que fazem aqui? Fujam, estão aos tiros, aos tiros! Eu não sou boa a francês, mas naquele momento entendi o que me diziam", explica a vocalista. No entanto, a dupla pensou que o tiroteio pudesse estar a acontecer na rua.

"Mas depois ouvimos mais coisas. Mais ruído e polícia a correr pela rua acima. Voltámos para a loja de fast food e um polícia disse: fechem a porta, e mandou-nos ficar lá. A senhora abriu um pouco a porta e um tipo fugiu, coberto de sangue. Então fechámos a porta, o marido da senhora ligou a televisão e vimos tudo na televisão, o número de pessoas que já tinham sido mortas".

Seguiram-se momentos de aflição, com Medina e Lofi a tentarem contactar os seus amigos na sala, sem sucesso. Alguns dias depois, a dupla, que ficou na Embaixada da Áustria, pôde voltar ao seu país, onde toda a família de Medina a esperava. "Foi intenso", disse à Rolling Stone.

Como forma de superar o trauma, a vocalista fez questão de continuar a ir muitos concertos, tendo visto os Deep Purple e Rival Sons na Alemanha pouco depois, e procurou desabafar com a família e os amigos.

Desde então, os White Miles já voltaram a tocar com os Eagles of Death Metal, inclusive no seu concerto no Olympia, em Paris, ocasião que Medina descreveu como muito emocionante.

A 15 de abril os White Miles lançam The Duel, o seu primeiro disco com edição internacional.