Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

B Fachada, Márcia e Best Youth, entre outros, em concerto de homenagem a Dina

A cantora portuguesa vai pôr termo à sua carreira por problemas de saúde. Os concertos de homenagem acontecem já esta semana, em Lisboa e no Porto

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Uma grande "equipa" da nova música portuguesa reúne-se esta semana para homenagear a cantora Dina, que se encontra prestes a terminar a sua carreira.

Os concertos acontecem amanhã, 22 de março, no São Luiz, em Lisboa, e na quinta-feira, 24, no Rivoli, no Porto.

Nos espetáculos "Dinamite", participam Ana Bacalhau, dos Deolinda (voz), B Fachada (voz, programações e teclados), Best Youth (voz e guitarra), Da Chick (voz), D'Alva (voz e programações), Márcia (voz e guitarra), Mitó (voz), Samuel Úria (voz e guitarra) e Tochapestana (voz, guitarra e teclados).

Na banda estarão Manuel Dordio (guitarra), David Pires (bateria), David Santos (baixo) e João Gil (teclados).

Em Lisboa, os preços variam entre os 9 euros e os 17 euros e no Porto têm o preço único de 10 euros.

Nestes concertos, será recordado o álbum de estreia de Dina, Dinamite, de 1982.

Em entrevista ao Correio da Manhã, Dina explica que decidiu parar de cantar por sofrer, há nove anos, de uma fibrose pulmonar.

"Não consigo cantar ou afinar. Cheguei à conclusão de que não dava. Esta doença provoca um grande cansaço. Estou afetada nos dois pulmões, tomei consciência disso e achei melhor parar para não fazer figuras tristes", afirma a intérprete de "Amor de Água Fresca", tema com o qual venceu, em 1992, o Festival RTP da Canção.

Quanto à sua participação nos espetáculos, adianta: "Eu vou lá estar, mas ficar sentada a ser homenageada não é para mim. Vou tocar o que os músicos me deixarem e vou tentar cantar duas canções".