Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Rita Carmo

Qual o melhor festival e com quanta antecedência se compram bilhetes? O perfil do festivaleiro português, segundo a APORFEST

Associação Portuguesa de Festivais de Música divulgou os resultados da terceira edição do estudo

O festival Vodafone Paredes de Coura volta a ser o festival preferido dos portugueses, segundo dados avançados pela APORFEST, Associação Portuguesa de Festivais de Música, na terceira edição do "Perfil do Festivaleiro Português e Ambiente Social nos Festivais de Música em Portugal".

Segundo o estudo, apresentado na edição deste ano do Talkfest, 26% dos inquiridos consideram o evento minhoto o "Festival a ir em 2016". Em segundo lugar ficou o NOS Alive com 22% e em terceiro o NOS Primavera Sound com 16%. O MEO Sudoeste desapareceu do Top 5, com o Super Bock Super Rock a posicionar-se em quarto (10%) e o Rock in Rio-Lisboa em quinto (9%).

No total, foram validadas 990 respostas, recolhidas entre outubro e dezembro do ano passado, com 83% a manifestar uma opinião positiva relativamente aos festivais nacionais. 26% já estiveram num festival estrangeiro (entre eles, o Primavera Sound Barcelona, o húngaro Sziget e o norte-americano Coachella) e 86% pretendem fazê-lo.

O cartaz é apontado como o fator mais importante no momento de decidir a ida a um festival (68%) e a esmagadora maioria dos festivaleiros vai na companhia de amigos (mais de 80%). 29% dos inquiridos foram a 2 festivais em 2015, 20% foram a 3 e 10% foram a 6 ou mais.

Quanto à antecedência com que os festivaleiros compram bilhetes: 28% fá-lo quando são anunciados os primeiros nomes, 19% compra um mês antes e apenas 1% o faz no dia anterior ou no próprio dia.