Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

O novo álbum de Kanye West não chegou aos topes. Porquê?

Apesar do mediatismo em torno de The Life Of Pablo, último álbum de Kanye West - que este mês ocupa a capa da BLITZ -, o mesmo não se tem imposto nos topes de vendas

Não obstante The Life Of Pablo ser um dos discos mais mediatizados deste ano, não só por todos os problemas que atravessou - entre os quais as mudanças no título e o seu formato "inacabado" -, o álbum não se tem conseguido impor nos topes de vendas mundiais.

A explicação, contudo, é simples; alegadamente, o próprio Kanye West, capa da edição da BLITZ de março, tem impedido a divulgação desses números.

O disco, que está disponível apenas a subscritores do Tidal, sem que se encontre disponível em qualquer formato físico, poderia, para todos os efeitos, ser contabilizado no ranking da Nielsen SoundScan - mas o serviço de streaming impediu o número de audições do mesmo de ser tornado público.

Tal não deixa perceber qual a popularidade real de The Life Of Pablo, que fora desse circuito "legal" tem sido dos discos mais pirateados da década, segundo websites como o TorrentFreak.

De acordo com um comunicado do Tidal, a empresa divulga sempre tais números, a não ser que um dos seus artistas o impeça, o que parece ser o caso.

Ainda que Kanye West não ofereça qualquer explicação para este facto, o que é certo é que The Life Of Pablo bateu recordes, sendo que o número de subscritores do Tidal duplicou inteiramente às suas custas.