Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Tomorrowland

Kevin Verkruijssen

Festival belga Tomorrowland abre concurso para novos DJs europeus. Os 6 vencedores do “Mazda Drives: The Sound of Tomorrow” atuam no evento

Lost Frequencies, DJ e produtor belga que se estreia em Portugal no verão, escolherá os seis vencedores, que tocam num dos palcos do evento

O festival eletrónico belga Tomorrowland, que decorrerá na localidade de Boom entre os dias 22 e 24 de julho, vai abrir um concurso para novos DJs. O "Mazda Drives: The Sound of Tomorrow" foi anunciado ontem numa conferência de imprensa, na qual a BLITZ esteve presente, no Mazda Space, em Barcelona, e levará os seis vencedores a tocar num dos diversos palcos do evento.

Os interessados deverão fazer o upload da sua música - entre 15 a 30 minutos - na plataforma de streaming de música Mixcloud (siga o link), utilizando a tag #MazdaSounds, entre os dias 25 de março e 1 de maio. As candidaturas serão depois reduzidas a uma lista de 50, com a escolha a basear-se no número de audições, partilhas e likes.

Numa segunda fase, os 50 selecionados serão reduzidos a 20, tendo como base uma avaliação em termos de criatividade pelo júri composto por representantes do Tomorrowland, da Mazda (patrocinador do concurso e parceiro do festival) e pelo DJ e produtor belga Lost Frequencies, embaixador do concurso.

A 11 de julho, a final decorrerá no Mazda Space, colocando os 20 finalistas frente a frente na batalha #MazdaSounds Live Showdown. Os seis vencedores terão como prémio um set de 60 minutos no palco Mazda Sound of Tomorrow Island no Tomorrowland - ao longo do mês de junho terão Lost Frequencies como mentor.

Tomorrowland

Tomorrowland

A primeira edição do Tomorrowland decorreu em 2005 e o festival recebeu, ao longo destes 11 anos, atuações de artistas como Moby, Fatboy Slim, Carl Cox, Martin Solveig, Hardwell, Steve Aoki, Avicii, David Guetta e Armin Van Buuren. Entretanto, expandiu-se a outros territórios, como o Brasil e os Estados Unidos (TomorrowWorld, evento este ano cancelado).

O Tomorrowland de 2016 tem como mote "The Elixir of Life" e os bilhetes já se encontram esgotados. "Vamos ter 65 mil pessoas por dia", disse à BLITZ fonte da organização, "metade dos bilhetes são vendidos primeiro ao público belga e a outra metade é depois vendida globalmente, mas há muitos belgas a tentar comprar também os bilhetes disponibilizados para o resto do mundo, portanto temos aproximadamente 60% de público belga".

Falando sobre a expansão a outros territórios e questionado sobre uma possível edição em Portugal, o porta-voz do evento ri-se e diz apenas "não sei", acrescentando que não pode revelar mais informações sobre esse assunto: "a razão pela qual estamos a expandir o Tomorrowland a outros países prende-se com o facto de querermos que mais gente possa experiênciar o evento".

No cartaz deste ano estão inscritos os nomes de Deadmau5, Tiësto, Alesso, Armin Van Buuren (22 julho), Axwell ^ Ingrosso, Laidback Luke, Lost Frequencies, Nina Kraviz (23 julho), Dimitri Vegas & Like Mike, Martin Garrix, Oliver Heldens e Vitalic (24 julho).

O Tomorrowland realiza-se em Boom, na Bélgica, desde 2005

O Tomorrowland realiza-se em Boom, na Bélgica, desde 2005

O sucesso do Tomorrowland, defende o nosso interlocutor, prende-se com "a inovação". "Somos mais do que música", defende, "nunca dizemos que somos um festival de música porque somos mais uma experiência... Temos comida, moda, decoração, a magia do fogo de artifício. Acho que esse é o segredo do Tomorrowland, somos uma espécie de conto de fadas para adultos".