Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

“Master Of Puppets”, dos Metallica, faz 30 anos: “Éramos tão putos”

Lars Ulrich e Kirk Hammett relembraram o álbum que mudou para sempre as suas carreiras

3 de março de 1986: é esta a data de lançamento de Master Of Puppets, álbum que mudou para sempre a vida dos Metallica e se inscreveu, quase de forma instantânea, no panteão dos grandes discos da história do heavy metal - e não só.

30 anos depois, Kirk Hammett e Lars Ulrich relembraram à Rolling Stone todo o processo de criação e gravação do disco. "Éramos muito putos", diz o baterista. "Quando vejo fotos nossas desse tempo, havia uma pureza", complementa.

Ulrich garante, contudo, que mesmo apesar da tenra idade gravar Master Of Puppets não foi difícil. "Há uma faísca, ou espontaneidade, ou impulsividade que surge quando estás na casa dos vinte", diz, revelando que os temas ali presentes foram compostos em oito semanas. "Hoje em dia, demoramos oito semanas só a guiar até ao estúdio..."

O produtor encarregue de Master Of Puppets, Flemming Rasmussen, relembrou igualmente o processo à Rolling Stone. "Queríamos refazer o Ride The Lightning, mas em melhor", conta, acrescentando que a banda "subia a fasquia sempre que entrava em estúdio. Desafiavam as suas capacidades técnicas a toda a hora, que é a única forma de melhorar".

Rasmussen contou ainda que o tema-título foi uma das canções que demorou mais tempo a cantar. "Tocámos ["Master Of Puppets"] um par de vezes e decidimos usar no disco a versão com melhor sentimento, porque eles teriam que a tocar ao vivo", diz.

Já o guitarrista Kirt Hammett aproveitou para relembrar Cliff Burton, baixista falecido nesse mesmo ano durante a digressão de apoio a Master Of Puppets. "Para mim, a "Orion" é o canto do cisne do Cliff", diz, admitindo: "se ele tivesse ficado connosco, o nosso som seria hoje em dia muito diferente".

Quanto ao legado do álbum, Hammett é peremptório: "o que mais me surpreende é o quão moderno e atual ainda soa", revela. "Estou agradecido por isso, não acontece muitas vezes".