Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Luaty Beirão critica Gabriel o Pensador por dar concerto em Angola

O também rapper partilhou um vídeo através do Facebook juntamente com uma mensagem destinada a Gabriel

A ida de Gabriel o Pensador a Angola, para um concerto que teve lugar ontem à noite, gerou polémica. O músico foi alvo das críticas de ativistas angolanos, que lhe pediram expressamente que cancelasse a sua atuação como forma de protesto em relação ao regime.

Contudo, o concerto avançou mesmo - mas não sem antes Gabriel ter sido atacado por Luaty Beirão, um dos rostos mais visíveis da luta contra o poder instalado naquele país africano.

Numa mensagem partilhada através do seu perfil no Facebook, Luaty Beirão questiona as justificações dadas por Gabriel o Pensador para não cancelar o espetáculo. O músico, recorde-se, havia dito que não tomou posição por falta de conhecimento daquilo que se passa em Angola.

Uma postura que, para Luaty Beirão, É incompreensível. "Como é que depois de oito meses de uma situação de gritante violação dos direitos humanos dos quais é acérrimo defensor, envolvendo cidadãos de um país que diz amar, amplamente denunciado por instituições como a Amnistia Internacional, [o caso] não mereça pelo menos um pouco mais de curiosidade da sua parte", pergunta.

Beirão, que diz ainda de Gabriel que é "um artista que me inspirou a dar os meus primeiros passos no rap", partilhou igualmente um vídeo em que surge a "cantar" a letra de "Tô Feliz (Matei O Presidente", canção de Gabriel o Pensador cuja temática é violentamente anti-sistema.

Veja aqui a mensagem e o vídeo de Luaty Beirão: