Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Pedro da Silva Martins tem seis discos com canções suas no top nacional

Além dos Deolinda, banda da qual é guitarrista, compositor e letrista, o músico português tem escrito para Ana Moura, António Zambujo ou Mariza

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Seis álbuns e 23 canções no top português de vendas desta semana. É esta a "contabilidade" de Pedro da Silva Martins, guitarrista, compositor e letrista dos Deolinda, que acabam de lançar o álbum Outras Histórias.

Além de todas as 15 canções deste quarto disco de Deolinda, Pedro da Silva Martins escreveu, para Ana Moura, as canções "Desfado" e "Havemos de Acordar", ambas do álbum de 2011, Desfado, e "Ai Eu", do mais recente Moura.

Para António Zambujo, Pedro da Silva Martins criou "Algo Estranho Acontece" e "Queria Conhecer-te Um Dia", incluída em Quinto, e "Despassarado" e "Valsa de um Pavão Ciumento", ambas de Rua da Emenda, lançado no ano passado.

Também em 2015, escreveu, com o irmão Luís José Martins, o tema "Saudade Solta", para a fadista Mariza, que o gravou no álbum Mundo.

Quanto à posição destes discos no top, Outras Histórias, dos Deolinda, ocupa a primeira posição; Moura, de Ana Moura, a segunda; Rua da Emenda, de António Zambujo, está em oitavo, Mundo, de Mariza, em 11º; Desfado, de Ana Moura, resiste em 19ª e Quinto, de António Zambujo, aparece em 28º.

Além destes cantores, o lisboeta já escreveu para Cristina Branco, Melech Mechaya ou Anabela, entre outros.

Nascido em maio de 1976, Pedro da Silva Martins é um dos mais requisitados escritores de canções em Portugal, faceta que a BLITZ abordou num artigo em 2012.

Na BLITZ deste mês (capa: Kanye West), os Deolinda são uma das bandas entrevistadas e fotografadas - na Costa de Caparica, por Rita Carmo.