Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

A história de um roadie dos Queen

Peter Hince escreveu em 2011 um livro sobre o tempo que passou com a banda britânica, um excerto do qual partilhou agora na internet

A história dos Queen encontra-se bastante bem documentada. Entre livros e documentários, são vários os testemunhos de diversas figuras ligadas à banda britânica.

Um desses testemunhos é o de Peter Hince, um fotógrafo britânico que acompanhou os Queen enquanto roadie nas décadas de 70 e 80.

Hince publicou, em 2011, um livro intitulado Queen Unseen, no qual relata a sua história com a banda, bem como vários momentos passados nos bastidores.

Um excerto do livro foi recentemente disponibilizado na internet pelo próprio autor, através do website Medium.com. Hince descreve o trabalho com a banda britânica como tendo sido "intenso, mas gratificante".

No mesmo, o então roadie revela uma faceta mais mal-humorada de Freddie Mercury, despoletada antes de um concerto.

"Lá fora encontra-se um recinto cheio com quase 20 mil fãs de rock e falta uma hora para o início do espectáculo. O Sr. Mercury está com um dos seus humores e ninguém presente arrisca dizer o que seja. Ignoram-no e esperam que passe (...) 'Estou a dizer-vos - não consigo dar este espectáculo - a minha voz está fodida!'", conta, citando o falecido vocalista dos Queen.


Hince ressalva, contudo, que Mercury pautou sempre pelo profissionalismo, nunca cancelando ou abandonando um concerto: "Como sempre, prosseguiria apoiado na sua força de vontade, na sua crença em si próprio e na sua determinação. Por outras palavras - no seu profissionalismo".

Ao longo deste excerto, Hince vai contando outros pormenores interessantes, como as bebidas que cada um dos músicos tinha em palco ("água e cerveja para o Fredddie, cerveja para o Brian [May] e para o Roger [Taylor] e o bar dos bastidores para o John [Deacon]"), questões técnicas ("um afinador de pianos local era contratado pelo promotor para afinar o Steinway do Freddie") e o impacto total da banda, ao vivo ("eram ensurdecedores: os meus ouvidos são prova disso"). Leia o texto completo seguindo este link.