Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Já ouvimos o novo álbum de Kanye West, “The Life of Pablo”

Ontem, num grandioso evento no Madison Square Garden inserido na fashion week de Nova Iorque, Kanye West revelou o seu novo álbum ao mundo. Rui Miguel Abreu ouviu-o atentamente

Depois de meses de indecisão em relação a títulos (So Help Me God, Swish e Waves...), de arrufos com o mundo via Twitter, de fotos e fotos de um caderno de notas onde o novo trabalho ia tomando forma, Kanye West avançou finalmente ontem a capa e o conteúdo do seu novo álbum, The Life of Pablo.

No título do seu novo disco - a julgar por uma referência na letra de “No More Parties in LA”, tema com Kendrick Lamar que caiu fora do alinhamento deste disco - o “Pablo” poderá ser o Picasso, já que o mundo da arte tem sido uma das esferas em que West tem navegado. E depois de comparações a gigantes como Jesus ou Steve Jobs não seria de estranhar nova comparação com um dos artistas mais celebrados do século XX.

Num evento que serviu para mostrar ao mundo a sua terceira colecção de pronto a vestir para a Adidas, a Yeezy Season 3, Kanye mostrou o seu novo álbum a partir do seu laptop. E o que se ouviu foi:

1. Ultra Light Beams com Chance The Rapper, The-Dream, Mary J Blige e Desiigner

Abertura em grande, com coro gospel, toada lenta. Está aberta a eucaristia de celebração do espírito de Kanye West. O rapper de Chicago Chance The Rapper protagoniza uma muito bem conseguida participação.

2. Father Stretch My Hands Pt. 1 e Pt- 2

Kanye já tinha rimado sobre a sua mãe, mas aqui revela também todo o amor que sente pelo seu pai, um ex-Pantera Negra que fez carreira como fotojornalista, em Atlanta, onde o rapper nasceu. O tema tem a participação da sensação Future e produção do seu braço direito Metro Boomin. West usou o Twitter (claro...) para dizer que chorou a escrever esta letra e que ama o seu pai. É humano! Muito autotune e uma linha de baixo monumental servem este tema.

3. Freestyle 4

“Hey you heard about the good news? Y’all sleepin on me. Wake up nigga, wake up. We’re about to get this paper!” Ou então “I’ve been out of my mind a long time” e “Name a great genius who isn’t crazy”. Autorretrato de combate de Kanye sobre beat de vanguarda.

4. Famous com Rihanna e Swizz Beats

Produtor Swizz Beats a assinar um beat épico servido por uma colaboração de Rihanna e um diss de Kanye dirigido a Taylor Swift: “I made that bitch famous”, diz ele depois de confessar que ele e a estrela ainda poderão dormir juntos um dia destes... Show de rap de Kanye neste tema com um flow imparável.

5. Highlights com Young Thug e The-Dream

Há uns meses, na BLITZ, a propósito de The Weeknd identificámos uma série de “filhos espirituais de Kanye West”. Entre os “descendentes” nomeámos gente como Frank Ocean, Future ou The-Dream. E todos, incluindo The Weeknd, marcam presença neste The Life of Pablo. Mais um tema épico, suportado por piano e um baixo marcante. “Feels so good to be free and to be accepted for who you are” canta uma voz feminina.

6. Feedback

Tema não disponível para audição.

7. Fade com Post Malone e Ty $ Sign

Linha de baixo imparável num tema que deverá marcar o pulso a muitas pistas de dança por esse mundo fora. E mais um festival de auto-tune.

8. FML com The Weeknd

Kanye a voltar uma vez mais as luzes para si mesmo. E The Weeknd a assinar uma intensa participação bem à medida do mestre. Tema de arrancar as entranhas de tanta emoção. No final soa a indie dos anos 80...

9. Real Friends com Ty $ Sign

Tema que já tinha sido revelado, em janeiro último. Reflexão sobre a solidão de quem se encontra no topo e procura os verdadeiros amigos. Produção partilhada por Frank Dukes, Boi-1da e Havoc.

10. Wolves com Vic Mensa e Sia

Tema mais antigo em que Kanye se diz rodeado por “fucking wolves”. No espectáculo de ontem não se ouviu o tema na íntegra, mas Kanye já interpretou esta faixa com Sia e Vic Mensa.