Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Tribunal americano vai decidir se “Stairway to Heaven”, dos Led Zeppelin, é plágio ou não

Caso fique provado o plágio, a banda britânica poderá ser obrigada a pagar uma indemnização choruda

O julgamento que determinará se "Stairway To Heaven", mítica canção dos Led Zeppelin, constitui plágio de uma outra canção da banda norte-americana Spirit terá lugar em maio.

A história remonta a 2014, quando a família de Randy California, guitarrista dos Spirit falecido em 1997, colocou um processo em tribunal contra a banda britânica alegando que "Stairway To Heaven" era copiada de "Taurus".

Os Led Zeppelin partilharam o palco com os Spirit numa digressão pelos Estados Unidos em 1969, argumento que tem sido usado para comprovar que Jimmy Page saberia, pelo menos, da existência de "Tauros".

O caso será agora julgado no Tribunal da Comarca da Califórnia, o mesmo que há um ano decidiu a favor da família de Marvin Gaye no processo que a opôs a Robin Thicke e Pharrell, autores do êxito "Blurred Lines", que terá copiado alguns elementos a "Got To Give It Up", do malogrado artista.

Caso sejam condenados, os Led Zeppelin poderão vir a ter de pagar uma indemnização à família de Randy. Estima-se que "Stairway To Heaven" tenha amealhado, desde o seu lançamento em 1971, quase 450 milhões de euros.

Ouça aqui as suas canções. Será realmente plágio?