Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Lula Pena

Cláudia Varejão

Lula Pena regressa com “Archivo Pittoresco” em maio

Novo álbum da artista portuguesa sai para as lojas com a chancela da editora belga Crammed Discs

A cantora portuguesa Lula Pena editará, em maio, o seu terceiro álbum, intitulado Archivo Pittoresco, sucessor de Troubadour, de 2010, e Phados, de 1998.

A edição deste novo álbum ficará a cargo da Crammed Discs, que se refere à artista portuguesa da seguinte forma: "com apenas dois álbuns desde 1998, Lula Pena conquistou um feito raro: reunir um grupo devoto de seguidores por todo o mundo, uma espécie de sociedade secreta internacional que cresce em cada uma das suas raras aparições".

Lula Pena volta assim a editar por um selo belga, depois de Phados ter saído pela Carbon 7 e esgotado rapidamente. Na Crammed Discs, a artista junta-se a um catálogo no qual estão, por exemplo, Juana Molina, Konono n.º 1, Taraf de Haidouks, Tuxedomoon e Kasai Allstars.

Com data de edição de Archivo Pittoresco em maio, Lula Pena tem concertos marcados este mês para a Bélgica, onde se apresentará entre nos dias 18 a 21, em Derdermonde, Bruxelas e Borgerhout.

"A música de Lula Pena é um organismo vivo", descreve a Crammed Discs, referindo que as composições da autora, de 41 anos, fazem fronteira com "vários continentes, chamados folk blues, flamenco, canção francesa, 'phado' (é como ela gosta de o escrever), bossa nova e outros".

Lusa