Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

1500 visualizações no YouTube valem um álbum?

Nos Estados Unidos, as regras para atribuir galardões aos discos mais vendidos estão a mudar

Desde ontem, nos Estados Unidos, as visualizações de vídeos online e as escutas de música em plataformas de streaming são contabilizadas para a atribuição dos galardões de disco de ouro, platina e multi-platina.

Segundo o site Music Business Worlwide, para esta contabilidade serão tidas em consideração as escutas e visualizações nas seguintes plataformas: YouTube, Vevo, Apple Music e Spotify.

De momento, e no que toca às vendas físicas, o disco de ouro corresponde - nos Estados Unidos - a 500 mil discos vendidos, o de platina a um milhão e a partir de dois milhões o álbum é multi-platinado.

Quanto à fórmula que conta com os plays, faz corresponder 1500 streams de uma canção, em vídeo ou áudio, a 10 vendas de uma faixa e à venda de um álbum.

Os críticos desta medida apontam que o facto de uma só canção ter 1500 plays no Youtube dificilmente significa o mesmo que comprar um álbum e ouvi-lo na íntegra.

No que toca aos singles, e de forma a refletir o aumento de pessoas que escutam música em streaming, 150 streams passarão agora a contar como 1 download, ao passo que anteriormente eram necessários 100 streams para equivaler a esta marca.

.