Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Poderá a música tornar o café mais saboroso?

Um professor de psicologia da Universidade de Oxford explica o impacto da música no nosso paladar

É um facto científico que o som, onde se inclui a música, tem impacto no nosso paladar. Charles Spence, um professor de psicologia da Universidade de Oxford, publicou uma tese em 2004 onde demonstrou que o ruído provocado pelo mastigar de uma batata frita pode influenciar a percepção que temos do sabor da mesma; dito de outra forma, quanto mais estaladiça soar, mais saborosa nos irá parecer.

O mesmo Charles Spence participou num podcast recente onde explorou as ligações entre som e comida - o qual pode escutar aqui - e propôs uma experiência; provar uma chávena de café enquanto se escuta dois sons diferentes.

De acordo com Spence, primeiro há que provar o café e memorizar todas as nuances do seu sabor. Depois, dependendo do som escutado, um novo gole irá produzir sensações diferentes; o café parecerá mais amargo com o primeiro som, e mais doce com o segundo. Isto acontece porque o cérebro não consegue processar tanta informação ao mesmo tempo; logo, irá chamar a nossa atenção para um sabor específico.