Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Morreu Colin Vearncombe (Black), a voz do êxito “Wonderful Life”

O cantor inglês tinha 53 anos

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Morreu o cantor inglês Colin Vearncombe, mais conhecido pelo nome artístico Black, que em 1987 se celebrizou com a canção "Wonderful Life".

O músico foi vítima de um grave acidente de carro perto do aeroporto de Cork, na Irlanda, há duas semanas. Desde então, o nativo de Liverpool estivera em coma induzido, tendo a equipa médica anunciado que as suas possibilidades de sobrevivência eram muito reduzidas.

Nascido a 26 de maio de 1962, Colin Vearncombe lançou o primeiro álbum enquanto Black, Human Features, em 1981. Em 1984, assinou contrato com a grande editora WEA, que rapidamente desistu do vínculo. O tema «Wonderful Life» foi escrito em 1985 como comentário àquela situação com a editora e tornou-se um êxito depois de ser lançado pela A&M em 1987.

Desde então, Colin Vearncombe continuou a editar álbuns como Black (oito) e com o seu nome (sexto), o último dos quais, Blind Faith, saiu no ano passado.

O cantor e compositor dizia ter-se mudado para Cork porque "a excentricidade é bem tolerada aqui" e terá morrido "pacificamente, com a sua família a cantar para si", diz o Guardian.

A sua mulher, Camilla, e os três filhos agradeceram ao pessoal médico do Hospital Universitário de Cork: "ele recebeu os melhores cuidados possíveis por parte da equipa de especialistas altamente profissional do hospital. Estamos profundamente agradecidos por tudo o que fizeram".

Em 2014, o inglês atribuiu o fracasso da sua carreira pós-"Wonderful Life" às disputas que manteve com a sua editora e que o levaram a deixar de escrever canções.

Colin Vearncombe deixa mulher, a cantora sueca Camilla Griehsel, e três filhos.