Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Thurston Moore, ex-Sonic Youth, faz homenagem comovente a David Bowie

O guitarrista saudou David Bowie por ter sido alguém que «experimentou sem cortar com a tradição»

Num texto publicado na Pitchfork, Thurston Moore, guitarrista ex-Sonic Youth, lembrou David Bowie e elogiou o músico falecido esta semana. Moore elogiou a aptidão do britânico para «experimentar sem cortar com a tradição» e ressalvou que Bowie, à semelhança de Lou Reed, Yoko Ono e Iggy Pop, foi um dos artistas que escapou ao rótulo de "dinossauro" com o advento do punk.

Em 1997, Bowie pediu aos Sonic Youth para interpretarem um tema seu, "I'm Afraid Of Americans", nas celebrações do seu 50º aniversário, facto que o guitarrista nova-iorquino recordou agora. «Ele veio à área onde estavam todos os outros artistas para os cumprimentar e tirar algumas fotografias. Ao sair, gritou "Olá, Coco, estou contente por aqui estares!" para a minha filha, que devia ser a única pessoa naquela sala que não tinha noção das hierarquias entre celebridades», contou.

Tal como Moore, também Kim Gordon e Lee Ranaldo, ex-colegas nos Sonic Youth, homenagearam David Bowie. A primeira refere que «o mundo perdeu o seu filho mais brilhante, mas a sua música e a sua pegada serão eternos», ao passo que o segundo relembrou a mesma festa de aniversário que Thurston: «foi um arrepio juntarmo-nos a ele em palco», diz.