Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

TROY MABEN

E os discos de vinil mais vendidos em 2015 foram...

Os clássicos continuam a vencer a batalha do vinil, mas há vários artistas novos no top

Na última década, muito se tem falado num certo revivalismo do vinil. E os números não deixam mentir; a venda de discos de vinil subiu 30% no ano passado, em comparação com 2014, formando 9% da venda total de álbuns.

Ao passo que Adele também dominou neste campo (25 teve cerca de 116 mil discos vendidos), no rock os melómanos continuam a preferir os clássicos: os dois lugares cimeiros do top de vendas do género pertencem aos Pink Floyd e aos Beatles, com Dark Side of the Moon e Abbey Road, respetivamente. Contudo, ambos não conseguiriam destronar a cantora britânica. Os Pink Floyd venderam cerca de 50 mil unidades, com os Beatles logo atrás, com 49 mil e 800.

No top 10 divulgado esta semana, destaque ainda para o número de artistas com carreiras ainda em construção. É o caso de Sufjan Stevens, cujo Carrie & Lowell vendeu cerca de 44 mil e 900 unidades, e dos Alabama Shakes, que venderam 44 mil e 600 cópias de Sound & Color. Outros nomes presentes nesta lista são os dos Arctic Monkeys, Taylor Swift, Miles Davis e Hozier, com o top a fechar com a banda-sonora do filme Os Guardiões Da Galáxia, que vendeu 43 mil cópias.