Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

LCD Soundsystem: James Murphy anuncia disco novo e pede desculpa aos fãs ofendidos

James Murphy escreveu oito mil caracteres para explicar os planos da sua banda para 2016

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Depois de, no final de 2015, os representantes da DFA Records terem garantido que os LCD Soundsystem não se iriam reunir, a banda de «All My Friends» está de regresso para concertos no festival de Coachella, em abril, e uma digressão a anunciar.

Numa longa mensagem no site do grupo, James Murphy, o seu mentor, explica que tudo começou quando, no início de 2015, se apercebeu que tinha mais canções escritas do que nunca.

«Tinha mais canções do que quando comecei qualquer um dos discos de LCD, ou do que quando gravava cassetes e mais cassetes com coisas horríveis, no liceu. Fiquei um pouco perplexo», partilha.

Depois de falar com Pat Mahoney e Nancy Wang, seus antigos companheiros de banda, James Murphy decidiu gravar as canções e reuni-las num novo disco de LCD Soundsystem. «Ambos disseram: vamos fazer um disco de LCD. Se não quisessem, como eu suspeitava que não iam querer, não haveria mais LCD», garante, lançando-se numa reflexão sobre as outras possibilidades ao seu dispor, como gravar um disco a solo ou trabalhar com outros músicos.

«Mas, na minha inocência, não previ uma coisa. Há pessoas que gostam muito de nós e que se sentem traídas por nós estarmos de volta para dar concertos. Que viajaram de longe ou tentaram viajar para irem ao nosso último concerto, e para quem esse foi um momento importante. Não pensei que isso pudesse acontecer. Eu sei, foi ridículo da minha parte».

James Murphy diz compreender os fãs que se sentiram defraudados com o falso fim da banda e explica, uma vez mais, a sua decisão: «Perante a oportunidade de fazer música nova com as pessoas de quem gosto, decidi aceitar. A quem se sente magoado, tenho de dizer: desculpem, a sério. A única coisa que podemos fazer agora é voltar ao estúdio e acabar este disco, e garantir que ficará o melhor que conseguirmos. Terá de ser melhor do que alguma coisa que já fizemos e vamos ter de tocar melhor do que nunca. Todos os concertos vão ter de ser os melhores de sempre».

Em 2016, os LCD Soundsystem tocarão em Coachella, mas farão também uma digressão, a anunciar, e lançarão um disco novo, o seu quarto.

«Isto não é só uma digressão de regresso. Vamos lançar um álbum. Não é uma volta de honra, algo que não nos interessaria muito», promete. «Que se lixe, também nunca fomos magrinhos e jovens. Ou eu pelo menos não era. Como já era um bocado gordo e velho quando comecei a banda, agora ninguém vai dizer: olha como eles eram novinhos!».

O último álbum dos LCD Soundsystem, This Is Happening, saiu em 2010. O fim da banda foi anunciado no ano seguinte.