Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

KURT COBAIN NA CAPA DA BLITZ DE NOVEMBRO

Montage of Heck, álbum a solo de Kurt Cobain, está aí, a BLITZ já o ouviu e analisa o impacto duradouro do líder dos Nirvana, 21 anos depois da sua morte.

No momento em que as gravações caseiras de Kurt Cobain chegam a disco evocamos as grandes heranças daquele que, sem que o tivesse sonhado, se tornou um dos ícones maiores que a história do rock'n'roll nos deixou. O líder dos Nirvana está na capa da BLITZ de novembro, já nas bancas. Pelo preço de 3,90 euros receberá grátis o CD Iberia Live do guitarrista Manuel de Oliveira, um exclusivo BLITZ. Nesta edição, assinala-se ainda o 31º aniversário da marca BLITZ e desvendam-se novidades para o futuro muito próximo.

Kurt Cobain na capa da BLITZ 114, de novembro de 2015 Além de um extenso artigo de Nuno Galopim que analisa o impacto duradouro de KURT COBAIN em universos que vão além do musical, percorremos os diários do artista para descobrir os discos que mais o influenciaram, passamos em revista a forma como foi tratado no cinema e recordamos os momentos em que, fora dos Nirvana, deixou a sua marca na música.

Quem é Kurt Cobain, 21 anos depois da sua morte? Ao todo, são 14 páginas integralmente dedicadas ao legado de Kurt Cobain, a que se acrescenta uma crítica pormenorizada do disco a solo, Montage of Heck, que será editado a 13 de novembro.

A vida de Kurt, pouco antes de morrer: a bebé Frances Bean Cobain, hoje com 23 anos, segue de perto algumas das afeições artísticas do pai Nasceu em Guimarães há 37 anos e tem nas seis cordas a sua paixão. Em 2002, estreou-se com Iberia, que revisitou em palco há três anos, na cidade natal. Iberia Live, que agora pode ouvir em exclusivo BLITZ, marca o seu reencontro com a excelência de dois músicos que acompanharam Paco de Lucía: Carles Benavent e Jorge Pardo. É de MANUEL DE OLIVEIRA o CD grátis com a BLITZ deste mês. Uma edição exclusiva que não encontrará noutro lado. Leia aqui uma apresentação faixa a faixa pelas palavras do músico.

Iberia Live, CD de Manuel de Oliveira grátis com a BLITZ de novembro Quase dois anos depois do lançamento de Reflektor, os ARCADE FIRE mostraram ao mundo um filme sobre o que esteve por trás dele. Mas o que é, afinal, The Reflektor Tapes? O registo de uma performance? Um making of? Um documentário? No Canadá, Francisco Ferreira ouviu respostas a Will Butler, Régine Chassagne e companhia.

Arcade Fire falam sobre The Reflektor Tapes É como se a indústria musical da era da internet começasse finalmente a descobrir a força para gerar os novos Michael Jackson ou Prince que as novas gerações exigem. Rui Miguel Abreu traça o perfil de Abel Tesfaye, ou THE WEEKND, novo fenómeno pop, e descobre a sua vizinhança mais próxima.

Quem é, afinal, The Weeknd? Estiveram em Portugal este mês, para um memorável - e gigantesco - concerto na Meo Arena, em Lisboa. Lia Pereira recorda esta maratona, e outras noites passadas com a DAVE MATTHEWS BAND, uma instituição de palco nos Estados Unidos que soube crescer a pulso deste lado do Atlântico, graças também ao carisma e persistência do seu timoneiro.

Dave Matthews, um concerto que ficará para a história de 2015 No ano passado, os Silence 4 reuniram-se para vários concertos em que celebraram glórias do passado. A viagem no tempo deu a DAVID FONSECA vontade de saltar para o futuro, criando uma nova persona a solo: em português e com novas cores. Lia Pereira jogou bowling com ele, Rita Carmo fotografou-o.

David Fonseca: manual de instruções em Português Shirley Manson, 49 anos de incomensurável charme, celebra este ano, com os seus comparsas de banda, os 20 anos de Garbage, um disco de estreia tão importante na carreira dos GARBAGE como no panorama da música dos anos 90. À conversa com Lia Pereira, a vocalista escocesa é frontal e não raras vezes comovente.

Shirley Manson, em discurso direto De regresso a Portugal para dois concertos (a 31 de outubro no CCB, em Lisboa, e a 1 de novembro no Hard Club, no Porto), CAT POWER atendeu a chamada da BLITZ às oito e meia da manhã, em Miami. Entre o filho de cinco meses e o próximo disco, a conversa fluiu livremente. Também sem travões, Zé Pedro (ele, dos Xutos & Pontapés) apresenta a Rui Miguel Abreu os cúmplices com quem gravou Primeiro Assalto: eis os LADRÕES DO TEMPO. E não esquecemos o regresso de LANA DEL REY, devidamente explicado por Mário Rui Vieira e, na zona de crítica da revista, avaliado por Rui Miguel Abreu. Ainda nesta edição, P&R como KEITH RICHARDS, MARIZA e ADRIANA CALCANHOTTO. No Guia, além de Kurt Cobain, conte com críticas a discos de DAVID GILMOUR, ROGER WATERS, RYAN ADAMS, BEIRUT, CHVRCHES, SLAYER, KURT VILE, THE DEAD WEATHER e THE LIBERTINES, entre outros. A BLITZ de novembro já se encontra nas bancas, devidamente acompanhada pelo CD Iberia Live, do guitarrista Manuel de Oliveira, inteiramente grátis.