Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

10 Perguntas a Banda do Mar, que hoje tocam no NOS Primavera Sound

A BLITZ partilha a entrevista com Fred Ferreira, a propósito do concerto da Banda do Mar, hoje no NOS Primavera Sound, no Porto.

A Banda do Mar, aventura transatlântica de Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e Fred Ferreira, atua hoje no NOS Primavera Sound, no Porto. A BLITZ partilha aqui a entrevista com Fred Ferreira, baterista do grupo luso-brasileiro, inicialmente publicada na BLITZ Fest, a revista gratuita, distribuída com a BLITZ e exclusivamente dedicada aos festivais. A Banda do Mar toca no Palco Nos, às 17h00. 10 PERGUNTAS A FRED FERREIRA

O baterista que acompanha Marcelo Camelo e Mallu Magalhães na Banda do Mar fala a Luís Guerra sobre os amigos de sempre, a música que mudou a sua vida, os ídolos de criança, a canção que já o levou às lágrimas e os prazeres pouco "culpados" de que ninguém suspeitaria: Gipsy Kings - quem diria? - é um deles. 

1. Que disco mudou indelevelmente a sua vida? Posso dizer dois? Look Sharp, de Joe Jackson, e Sandinista, dos Clash. Foram os primeiros discos que o meu pai [Kalú, baterista dos Xutos & Pontapés] me deu e que me acompanham até hoje.

2. Quando era pequeno, qual era o seu ídolo? Tive vários: Prince, Red Hot Chilli Peppers, Zen, Da Weasel, Xutos & Pontapés, Rage Against the Machine... 

3. Que música não suportava ouvir quando era criança? Nunca fui muito fã dos Doors, mas não ao ponto de não os suportar.

4. Qual é a canção ideal para tornar mais luminosa uma situação de - usando uma expressão habitual no país de Marcelo e Mallu - "fossa"? "Força", dos Da Weasel. 

5. Que artista já o levou a pensar "por mais que tente nunca vou conseguir ser tão bom"? Todos os que me arrepiam quando oiço uma canção deles. 

6. Qual foi o primeiro concerto a que assistiu? Xutos & Pontapés. O local? Não sei...

7. Qual é o seu maior "prazer culpado" musical? Gosto muito do Roberto Carlos, algumas cenas do Elton John e de tudo dos Gipsy Kings. 

8. Beatles ou Rolling Stones? Os Beatles de manhã e os Rolling Stones à noite. 

9. Qual foi a última vez que chorou a ouvir uma canção ou um disco? "The Kiss", da Judee Sill. Sempre que a oiço, pela história dela e pela canção. 

10. Que músicos já o desiludiram? Que me lembre, não houve nenhum. 

11. Com que músico partilharia uma garrafa de vinho? Partilhava com vários amigos e grandes músicos e com quem gosto muito de estar. Sam the Kid, João Gomes, Cruzfader e Francisco Rebelo, Marcelo Camelo, Mallu Magalhães, Carlão, Regula, Bernardo Barata, Francis Dale, King Kong e o Miguel Ribeiro.

12. Que artista ainda lhe falta ver ao vivo? Adorava ver os Três Tristes Tigres em concerto, mas nunca consegui fazê-lo.