Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Informação Institucional

Regras da Comunidade

Regras da Comunidade BLITZ

Isto é importante, não deixe de ler.

Na BLITZ defendemos há mais de 40 anos a liberdade de expressão. Acreditamos no direito a ter diferentes pontos de vista e incentivamos um debate plural e participado. Esse debate respeita os princípios democráticos e rege-se por regras legais e de urbanidade, seguindo o objetivo de integrar a comunidade de leitores numa contribuição construtiva da análise e de diversidade de opiniões.

A defesa destes princípios estimula uma participação empenhada e construtiva. E implica que os comentários neste site não sejam ofensivos, insultuosos, difamatórios, de cariz xenófobo, violento, racista ou discriminatório. Perseguindo esse objetivo, foram definidas regras para os comentários às notícias; e foi aberto um canal de comunicação direto entre a comunidade e a equipa da BLITZ, que moderará, sempre que necessário, os comentários. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não hesite em comentar neste artigo, cá estaremos para ajudar, conversar ou debater, sempre que possível.

1. Todos os leitores podem comentar no site da BLITZ desde que estejam registados na plataforma DISQUS (saiba mais aqui), o que implica a utilização de um email válido. Nesta plataforma, para cada membro da comunidade é criada uma página de comentador com informação pessoal e o histórico dos seus comentários.

2. Os comentários da comunidade aos conteúdos publicados pela BLITZ são entendidos como um valor acrescentado à informação veiculada, um espaço de discussão de opiniões, pontos de vista e análises diferentes. Incentivamos os leitores a contribuírem eles próprios, com o que publicam e com o seu exemplo, para a criação de um espaço livre de debate, respeitoso e aberto. A adequação da linguagem utilizada a um espaço de debate público é uma exigência deste jornal, esperando-se que o debate seja realizado observando as regras básicas de urbanidade democrática.

3. A BLITZ reserva, para casos excecionais, a opção de não abrir espaços de comentários em artigos publicados.

4. Não são permitidos comentários anónimos.

5. A plataforma DISQUS regista vários dados dos utilizadores registados, tal como o seu IP. O tratamento destes dados por parte da BLITZ está descrito na nossa política de privacidade.

6. Não são permitidos comentários que incluam acusações de caráter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos.

7. Estão proibidos comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença.

8. Não são permitidas mensagens de publicidade ou de qualquer tipo de propaganda.

A BLITZ reserva o direito de apagar comentários que não cumpram estas regras, bem como de suspender contas de utilizadores que desrespeitem as bases de funcionamento da comunidade.

A bem da transparência que se deseja num espaço de debate livre e franco, a BLITZ, sempre que questionado por apagar um comentário, publicará uma mensagem no mesmo espaço mencionando as razões pelas quais o comentário foi apagado e incitando à republicação do mesmo comentário, dentro das regras aqui mencionadas.

A moderação dos comentários será feita por uma equipa de profissionais do jornal, que tentará reduzir ao mínimo erros, omissões e falhas na sua atuação, que não são no entanto possíveis de eliminar totalmente. Este é um espaço de diálogo, pelo que a BLITZ agradece que a comunidade ajude a colmatar estas situações, usando os comentários desta página.

Porque é preciso permitir cookies para aceder ao site?
Por favor leia a nossa Política de Cookies

Política de utilização de dados pessoais
Por favor leia a nossa Política de Privacidade

Termos de utilização do site
Por favor leia os nossos Termos de Utilização