Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Playlists

As 10 melhores canções de The Weeknd

Em menos de cinco anos, evoluiu de coqueluche do indie para um dos grandes fenómenos pop do momento. Ouça aqui as dez melhores canções de The Weeknd, escolhidas pela BLITZ, que também dá destaque ao músico na sua edição de novembro.

The Weeknd - High For This Foi aqui que tudo começou - numa mixtape disponibilizada de forma gratuita na Internet que gerou um enorme burburinho em torno de The Weeknd. Drogas, damas, desespero; a fórmula de Tesfaye era, então, simples e negra.
The Weeknd - House of Balloons / Glass Table Girls Muito do hype gerado em torno do primeiro trabalho de The Weeknd teve a ver, também, com a sua escolha de samples: Beach House, Cocteau Twins, e Siouxsie Sioux (cuja "Happy House" é aqui usada de forma exímia) foram alguns dos contemplados.
The Weeknd - Life of the Party Poucos meses após ter colocado muito boa gente a ouvir o seu primeiro registo, Tesfaye disponibilizou... o segundo. Novo conjunto de nove canções ainda no mesmo registo temático, com esta "Life of the Party" a soar quase "alegre".
The Weeknd - The Birds (Part 2) "The Birds" são tecnicamente duas canções, ou pelo menos duas versões da mesma canção. Mas é a segunda parte que nos faz cair o rosto nas mãos, com uma das grandes prestações vocais da vida de Abel Tesfaye. Arrepiantemente belo.
The Weeknd - Heaven or Las Vegas Tal como nos Cocteau Twins - uma influência assumida - há uma enorme fragilidade nos primeiros trabalhos de Abel Tesfaye, cada canção soando como se fosse partir ao meio e deixá-lo abandonado perante o mundo. A última faixa de Thursday vai buscar o nome a um dos mais icónicos álbuns da banda escocesa.
The Weeknd - Echoes of Silence 2011 foi o ano da explosão de The Weeknd, e o ano em que o mundo percebeu que o canadiano não estaria aqui para brincadeiras; três mixtapes no espaço de um ano fizeram dele uma estrela instantânea, com Echoes of Silence, e sua produção, já a levantar um pouco o véu sobre o futuro de Tesfaye: a pop sem medo de o ser.
The Weeknd - Belong to the World Com a primeira incursão de The Weeknd pelo mainstream veio a polémica: os Portishead acusaram-no de não ter pedido permissão para a utilização de um sample de "Machine Gun", Tesfaye respondeu que o ritmo que aqui se ouve não é um sample... Chamemos-lhe "influência inconsciente", então.
The Weeknd - Earned It A presença na banda-sonora de 50 Shades of Grey foi o que realmente lhe valeu uma enorme audiência; "Earned It" foi um sucesso, tanto a nível crítico como de vendas, e catapultou Abel Tesfaye para o campo do fenómeno.
The Weeknd - Tell Your Friends Um dos momentos mais ternos do músico, "Tell Your Friends" é uma bela canção r&b que traz à cabeça a produção de Kanye West para My Beautiful Dark Twisted Fantasy. E é normal que o faça - "Tell Your Friends" foi co-produzida pelo rapper.
The Weeknd - Can't Feel My Face Um dos grandes sucessos de 2015: uma linha de baixo viciante, disposta a fazer-nos dançar, e um refrão orelhudo que são também testemunho da evolução que Tesfaye teve em escassos cinco anos; para trás ficou o lo-fi, para a frente ficará o mundo.