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Organizar um festival de música (?) - userphoto_2009-07-04:04:14:54
Organizar um festival de música (?)

A ideia era organizar um festival de 3 dias, realizado anualmente, com vários estilos musicais, com bandas consideradas "amadoras" ou que estejam ainda em fase de evolução no panorama musical.

Claro que para a primeira edição seria melhor começar só com um dia, mas a minha dúvida é em relação ao que temos de fazer a partir do nada? Haverá alguém com experiência que possa ajudar?

É uma boa altura para motivar as pessoas a tomar iniciativas destas mas é sempre algo dificil e que involve muitas coisas ao mesmo tempo, por isso é que estou a pedir ajuda!

Artigo escrito por Raposeira Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 14:53 (25 comentários )
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Re: Organizar um festival de música (?)
por: dreia_silva | siga este autor | enviar mensagem privada Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 16:33, 3 pontos
Bem, há 2 aspectos issenciais para a organização de qualquer concerto: pa (sistema de som) e sala. Não sei onde pretendem organizar isso, mas terão que procurar um espaço que esteja aberto a concertos, ver os preços, número de pessoas que leva, etc. Convém ser um espaço com bar. Quanto ao PA, se n tiverem, há sempre empresas que alugam, mas atenção que um bom PA e técnicos custa dinheiro.
Em relação às bandas, é contactar e negociar. Normalmente a escolha das bandas passa por uma escolha que depende daquilo que o público quer ver e acima de tudo do poder económico que têm para as poderem pagar. Bandas ainda em fase inicial muitas vezes tocam apenas em troca do pagamento das despesas, outras já têm cachets. É uma forma de entrarem em contacto e tentarem acordos.
Há também o chamado catering ou seja, as condições que as bandas vos vão pedir para além do cachet. Há bandas que pedem jantares, outras dormidas, etc.
Publicidade é outro aspecto fundamental. Circulação na internet, cartazes nas ruas, boca a boca. Tudo é uma ajuda.
Podem tb procurar patrocínios para ajuda das despesas. Normalmente lojas de roupa para jovens, lojas de música, restaurantes/bares, são aqueles que mais contribuem, mas tentar não custa, por isso é ver cada lojinha da cidade.
Basicamente é mais ou menos isto. O mais importante é mesmo terem em atenção os custos que vão ter e o quanto podem gastar, para se der buraco não se verem "entalados", por assim dizer. Tentem fazer uma estimativa dos custos após avaliarem as várias hipóteses e ver a quanto teria que ficar o preço do bilhete. Não se esqueçam é que as bandas influenciam bastante no preço... E o público é a parte mais importante dum concerto, se ele achar que o bilhete está caro para o cartaz, então está tudo tramado.
E sinceramente, se é a primeira vez que se estão a meter numa organização destas, aconselho mesmo a que organizem apenas 1 dia. Posteriormente, com a aprendizagem e experiência, logo tentariam um fest.
Espero que tenha ajudado =)
Re: Organizar um festival de música (?)
por: joca666 | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 17 de Novembro de 2009 às 15:29, 2 pontos
Realizar concertos em Portugal???
Mundo podre o da industria dos espectáculos em Portugal, ou apresentas algo muito forte ou os tubarões papam tudo... Mas a mama está a acabar... uma dezena de putos novos a trabalharem no estrangeiro vão revolucionar o mercado nacional, o RIR foi o inicio, acabou com um forte lobbye em Portugal, desde o RIR, o Ermal, Vilar de Mouros, SBSR, SW nunca mais foram os mesmos, mais um ou dois festivais internacionais em Portugal e a mama acaba.
Re: Organizar um festival de música (?)
por: six.six.six | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 17 de Novembro de 2009 às 19:55, 2 pontos
Li os comentarios deste artigo e ja vi que ta tudo dito, localizaçao, equipamento, orçamentos, isso ja sabes tudo, o que eu apenas vou-te dizer é que se calhar devias primeiro pensar em organizar pequenos concertos em bares e espaços proprios para concertos com 2 ou 3 bandas, após ja teres organizado alguns ai ja terás mais experiencia sobre o assunto e tambem ja terás mais contactos de bandas, de organizadores, mais orçamento.. e ai ja poderás pensar em fazer um festival que é algo de mais complicado.

Se conseguires os teus objectivos depois avisa aqui na blitz porque muita gente é capaz de ir =)
Re: Organizar um festival de música (?)
por: Villar | siga este autor | enviar mensagem privada Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 16:11, 1 ponto
pa tou a organizar uma banda com um gajo do HxC e com uma chavala que tem vergonha de cantar, mas queremos ser uma bandinha de electro-rock, vamos em frente, eles gritam e berram, eu mexo nos pratos e jogo super mário, o publico em extase, a organização sorri de orelha a orelha entretanto a gaja cai do palco, o publico destroi a barreira comprada no farmville, invade o palco, pega fogo ao cenário, festival com o caralho, repeat no ano seguinte
Bom
por: MrTrinca | siga este autor | enviar mensagem privada Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 19:18, 1 ponto
Eu também não tenho esperiencia nestas andanças mas vou dizer o que acho e dar alguns conselhos:
1- Não ser ganancioso: Ao ser o primeiro festival fiquem contentes se conseguirem ao menos pagar todas as despesas que forem surgindo. Isso quer dizer que devem de investir o máximo de dinheiro que tiverem disponível.
2- As bandas: esta é talvez a parte mais importante. Tentem contratar duas ou tres bandas boas que serao os cabezas de cartas. Aconselho a não tentarem contratar bandas com cashes muito elevado se nao la se vai o dinheiro. Encontrem alguma banda que deu o boom este ano ou o ano passado e que esteja na moda.
3-Dias: para começar seria sem duvida melhor um dia. Se forem mais aventureiros tentem vários. É importante diversidade no cartaz e seria interessante fazerem um dia para cada estilo. Rock, Indie, Pop,Electro. Se tiverem possibilidade ponham alguma tenda a dar som depois de acabarem os concertos. Tentem não por a data muito próxima a outro grande festival. Por isso o melhor seria ou final do verao ou inicio que é quando a malta ainda tem dinheiro...
4- Publicidade: outra das partes importantissimas. É indispensavel arranjarem uns sponsors com dinheiro pois será um dos poucos meios de angariar-lo antes de começar o festival.
5-Sitio: Tentem fazer o festival perto de uma grande cidade e com boas comunicações para poder ir o máximo de pessoas.
Re: Organizar um festival de música (?)
por: Lazy | siga este autor | enviar mensagem privada Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 20:29, 1 ponto
Boas, eu nao posso dizer que ja tenha estado envolvido em algo dessa envergadura, mas tenho amigos que conseguiram organizar um "festival" de dois dias com bandas amadoras da zona deles, com apoios da junta de freguesia e etc... http://movculturalsetubal... , e um grupo de jovens nos seus 20 anos, de certeza que se lhe enviares um mail ou postares um comentário eles te ajudam e explicam como o fizeram.
vão em frente!
por: avsil16 | siga este autor | enviar mensagem privada Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 21:02, 1 ponto
não tenho qualquer experiência, mas apoio qualquer projecto, especialmente no norte que, apesar de já haver maior oferta, ainda escassia muuuuito!
Dicas úteis
por: Raposeira | siga este autor | enviar mensagem privada Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 23:11, 1 ponto
Pessoal não criei este post para andarem aqui a lavar roupa suja, resolvam os problemas noutro lado sff =)

Em relação ás vossas dicas: a ideia era mesmo ter um estilo diferente em cada dia, e no fim dos concertos uma tenda ou algo parecido para passar musica de disco. Além disso queriamos tentar arranjar um espaço para campismo, para o pessoal poder dormir mesmo dentro do local do festival. É necessario licenças para isso, suponho...

Além disso, a questão do PA (sistema de som), não seria da responsabilidade de cada banda? Ou convem ter um sistema fixo do festival?

Thanks in Advance ;)
Devagar se vai longe...
por: Raposeira | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 17 de Novembro de 2009 às 18:38, 1 ponto
Bem já estou a ter uma ideia das fases que tenho de seguir para tentar algo que funcione:

-Local (de preferencia nao num sitio fechado, para poder ter campismo mesmo ao lado, existe aqui um campo de futebol bem grande que serve para o efeito...)
-Material(um palco, como é obvio; PA (pelas sugestoes vejo que é melhor ter um sistema fixo e cada banda opta por o utilizar ou não) e ainda pequenos pormenores como barreiras de protecção, wc amoviveis, etc...)
-Bandas(estou a procura de bandas pequenas mas com boa actuação ao vivo, até mesmo de covers porque dá sempre pica ouvir aqueles exitos eheh e que tambem levem um cachet pequeno ou que toquem a troco de comida e dormida)
-Logistica(planear tudo e fazer contas, definir preço de bilhetes e fazer um mapa do espaço para se perceber como podemos aproveitar da melhor maneira)
-Marketing(espalhar a noticia! flyers, posters, emails, tudo vale, certo? além disso arranjar maneira de explicar como é que podem chegar aqui usando os transportes publicos (aquilo fica mesmo ao lado duma estação de comboios, é um beneficio)

Estou a esquecer-me de algo, aposto. Pessoal mais uma ajudinha please! =D
Olha
por: MrTrinca | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 17 de Novembro de 2009 às 20:39, 1 ponto
Ficam aqui as paginas do myspace de algumas bandas que conheço aqui de Évora:

http://www.myspace.com/ka...
http://www.myspace.com/fa...
http://www.myspace.com/th...

http://www.youtube.com/wa...
http://www.youtube.com/wa...

São bandas ainda "amadoras" que não levam muito dinheiro e que já entretinham bem a malta.
Se quiseres contratar alguma delas para o festival ou algum de esses concertos que fores organizar fala comigo!
Boas..
por: bejecaz | siga este autor | enviar mensagem privada Domingo, 2 de Maio de 2010 às 18:30, 1 ponto
Sei que não se escreve à algum tempo neste tópico, mas vou tentar ser o mais esclarecedor possível na minha intervenção...
Estou a preparar um festival de verão para 2011 e já me deparei com algumas situações... (caricatas até)...
1- Definir um espaço, ou seja, localização geográfica, o espaço físico que se necessita, etc...
2- Falar com os organismos públicos afim de ceder um espaço nessa localização ideal para esse fim...
3- Garantir da parte desses organismos (CM, JF e outros) algumas necessidades básicas (para o meu caso que o recinto irá ter campismo foi inevitável):
3.1 - Limpeza do recinto diária
3.2 - Segurança do recinto 24h
3.3 - Instalações Sanitárias c\ duche (Água Potável)
3.4 - Terreno com luz eléctrica ou tomadas nos sanitários para carregamento de telemóveis
3.5 - Licenças camarárias para Campismo, Venda Ambulante e Barracas de Comes e Bebes.
4 - No momento em que o espaço e essas condições estão garantidas (claro que sempre com apresentação de benefícios ao organismo público), começar a procurar patrocinadores.
4.1 - Deve existir sempre um Patrocinador Oficial, ou seja, aquele que junta o seu nome ao nome do festival, ou que dá a maior quantia e que, como é óbvio, terá os maiores benefícios publicitários.
4.2 - Convém procurar em primeiro lugar, os patrocinadores que vos darão alguns benefícios, mesmo que não vos dêem dinheiro físico. O que eu quero dizer com isto é, imaginem que precisam de alojamento para artistas. Procuram hoteis, estalagens, albergues, pousadas, etc. Não peçam dinheiro à partida, mas tentem acordos. Tipo, em troca de publicidade no recinto, eles oferecem 50% das estadias que fizerem naquela casa.
4.3 - Procurem também em concessionários automóveis, bancos, operadoras telefónicas, empresas de bebidas. Normalmente são empresas com Budgets maiores para apoiar esses projectos.
4.4 - Instituto Português da Juventude. Eventos de Jovens para Jovens, normalmente são sempre apoiados, mesmo que seja pouco, já é alguma coisa.
4.5 - Como já alguém disse ai, corram depois "tasca a tasca" nas imediações do evento, até nas cidades vizinhas. Alguma coisa poderão receber e todo o dinheiro nessa altura é bem vindo.
4.6 - Amigos com restaurantes, mães mágicas na cozinha, pais dotados na culinária, tudo isso pode ser usado no catering. Usem os amigos que querem tar perto dos artistas para fazerem de Barman, de serviço de mesas e terão um custo bem mais reduzido.
5- Começar a preparar o cartaz. Com o maior patrocinador descoberto, já saberão mais ou menos quanto poderão investir no cartaz. Uma sugestão, se tiverem 50, gastem 40, porque têm sempre funde de maneio se algo correr mal à ultima da hora.
5.1 O cartaz deverá ser definido conforme se quer. Uma ideia é ter um cartaz multi-cultural musicalmente, poderá mover mais pessoal. Mas há que ter em conta que há coisas que não se deve juntar. Não metam uma banda Neo-nazi com uma banda de reggae vinda da Jamaica, é possível que dê mau resultado. Procurem o que se ouve mais na zona, o que o pessoal adere mais, o que gostariam de ver num festival.
5.2 - Os preços que os promotores das bandas pedem, algumas vezes são absurdos e é só a ver se pega. Discutam preços, procurem várias soluções. Se tiverem bandas de amigos, metam-nos a abrir o dia do festival por 2 ou 3 cervejas. Mesmo covers rende. Procurem sempre os melhores preços, falem directamente com os agentes das bandas, lembrem-lhes que é promoção para eles também.
6 - Comunicação Social. Das partes mais importantes. Quando tiver tudo mais ou menos apalavrado, mesmo que faltem algumas bandas para fechar o cartaz, enviem mails aos orgãos de comunicação social da vossa zona, aos nacionais, às revistas de musica, de eventos, a rádios, a tudo o quanto se lembrarem.
6.1 - Existem orgãos de comunicação social que gostam de pedir exclusivos. Não. Não dêem exclusivos a ninguém, a não ser que paguem ou que ofereçam MUITO BOAS contrapartidas, como bandas a custo zero, etc. Dão acreditação ao orgão de comunicação social, delimitem zonas próprias para eles fazerem entrevistas, pois há artistas que não gostam ou não querem ser entrevistados.
7- Preços dos bilhetes. Este ponto pode ser antes da comunicação social. Definir preços consoante cartaz, dias de festival, condições que se vai apresentar, etc. É importante que as pessoas sintam que estão a pagar pouco para o cartaz que vão assistir.
8 - Comes e Bebes e Vendas dentro dos recintos. Há duas maneiras de organizar esta parte. Ou alugam as barracas (leia-se tendas, ou o que quiserem chamar) a casas interessadas em ter o seu espaço dentro do recinto, e ai vão buscar dinheiro certo, ou arriscam, e contratam pessoal para trabalhar lá, fazem contratos com empresas fornecedoras, andas a controlar para ver se não se oferece (muito), e ai podem duplicar o dinheiro que ganhariam se alugassem. O risco é moderado mas prefiro o primeiro método.
9 - Postos de Informações. Importantissimo para as pessoas não se sentirem perdidas no recinto.
10 - Aviso Importante: Se vão organizar um festival de musica para se divertirem e beberem uns copos com os amigos, esqueçam a ideia. Para isso mais vale ir aqueles que já existem. Dá muito trabalho, aparecem muitas situações impensáveis, aparecem coisas que nunca iriam imaginar para resolver à ultima da hora. Por isso este aviso. Acreditem que dá trabalho, muito, muitas noites em branco e muitos quilómetros de estrada percorridos. Muitas portas fechadas e muitos nãos na cara. Mas no fim é recompensador quando nos dizem, "Muito bem organizado, Obrigado por tudo."

Sei que não está aqui tudo e que à sempre mais qualquer coisa para poder dizer, mas acho que da experiencia que tenho está aqui o essencial. Esqueci-me duma coisa importante, o material e pessoal de som e luzes. Contratem uma empresa de créditos firmados para não dar buraco durante o festival. Procurem a melhor relação preço / qualidade.

Espero ter dado uma ajuda a todos os que se querem aventurar nestas "lides". Só mais um aviso. Tenham cuidado para não se endividarem...

Bons festivais para todos,

Bejecaz
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