Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Opinião

9 segredos bem guardados nos cartazes dos festivais em Portugal

Porque vale sempre a pena ler as “letras pequeninas”. Abaixo dos cabeças de cartaz e de outros grandes figurões há boa música que vale a pena descobrir antes de se fazer à estrada

Real Estate
Rock In Rio, Palco Vodafone, 28 de maio

No dia em que os Maroon 5 e a sempiterna Ivete Sangalo sobem ao palco maior da Bela Vista, há rock primaveril de Brooklyn em fim de tarde alternativo. Os Real Estate não acabaram de chegar, mas são um avistamento surpreendente no Rock in Rio deste ano. Fazem música muito bonita, como aqui se pode ouvir.

Car Seat Headrest
NOS Primavera Sound, 11 de junho

São a banda über indie do prolífico Will Toledo, que editou 12 (!) álbuns no Bandcamp nos últimos anos. No ano passado, a Matador reuniu o melhor acervo e lançou o óptimo Teens of Style. Este ano, haverá álbum "a sério". Em junho, vamos vê-lo a despedir-se do casaco de "fenómeno de culto" e a pôr o chapéu de "artista da moda". Vale uma aposta?

Mudhoney
NOS Primavera Sound, 10 de junho

Sim, é a banda de Seattle, contemporânea de Kurt Cobain e dos Nirvana e uma das mais celebradas do catálogo dos anos "grunge" da Sub Pop. É história viva, portanto.

Protomartyr
NOS Primavera Sound, 10 de junho

Pós-punk de Detroit (e, por isso, com alguns pós de garage rock), com ouvidos postos na Inglaterra de finais de 70, início de 80. Nevoeiro ou fumo denso: você decide.

Royal Headache
NOS Primavera Sound, 11 de junho

Garage rock australiano com jeito para as canções orelhudas e pintalgadas de nostalgia. Uma voz de gravilha e muita alma.

Titus Andronicus
NOS Primavera Sound, 11 de junho

Entre o rock clássico americano à Springsteen e o punk dos Clash, grandes voos (ouça-se a ópera-rock de The Most Lamentable Tragedy, o álbum de 2015) desta banda de New Jersey. Já passaram pelo mesmo festival em 2012, mas agora vamos ouvir falar mais deles.

Billy Bragg
FMM Sines, 30 de julho

É só um dos maiores cantores de protesto (redutor, bem sei) vivos. E vem cá, já repararam?

Kevin Morby
Vodafone Paredes de Coura, 17 a 20 de agosto (dia a anunciar)

Brilhou no ano passado no Primavera Sound portuense, tem na Invicta a sua cidade preferida em todo o mundo e já dedicou uma canção ao cenário que vê a partir de Gaia. Fez parte dos Babies, dos Woods e, a solo, é puro luxo. Também tem clips muito bons, como este que aqui verá.

The Damned
Reverence Valada, 8 a 10 de setembro (dia a anunciar)

"Is she really going out with him?". E assim nasceu o punk "made in England", há 40 anos.