Em destaque:
Últimos destaques:
Blitz TV:
BLITZ Homepage
//Este Fórum tem 24583 artigos   RSS - Fórum
Escrever artigo
Opeth - In Live Concert at the Royal Albert Hall -
Opeth - In Live Concert at the Royal Albert Hall

Para celebrar 20 anos de carreira não há nada melhor do que lançar um dvd ao vivo numa mítica sala de espectáculos Londrina, Royal Albert Hall já foi usado para mais de 150 mil eventos, incluindo concertos dos mais vários estilos de música que vai desde o rock ao pop até á clássica, também já recebeu conferências, danças de salão, recitais de poesia, maratonas, ballet, ópera, circo, boxe, entre muitos outros espectáculos.

De concertos de música já lá passaram entre outros Bob Dylan, Clearance Clearwater Revival, Camel e Deep Purple sendo estas duas últimas bandas as homenageadas do momento ao vermos o artwork da capa deste novo lançamento dos Opeth ser uma réplica perfeita do lançamento de 1969 "Concerto for Group and Orchestra" em que os Deep Purple tocaram com a Orquestra Filarmónica Real. E no que toca aos Camel, quando a banda foi la tocar em 1975 no final da noite eles tiraram uma foto numa das escadarias que dá acesso ao recinto e os Opeth recriaram esse mesmo momento.

Com "In Live Concert at the Royal Albert Hall" os Opeth trouxeram algo de único que ainda não tinha sido ouvido e tocado naquela sala, músicas rápidas, obscuras e claro, vozes guturais, algo que ninguém em 1871 sequer teria imagino que iria acontecer algo do género naquele recinto aquando da sua construção.Através deste novo lançamento, os Opeth celebram junto com os fãs uma carreira de 20 anos ao mais alto nível e graças a 9 albums do melhor que há dentro do Death/Prog Metal eles neste momento são uma das bandas mais respeitadas dentro do panorama metaleiro. Como celebração os Opeth decidiram dar um concerto cuja duração ultrapassa as duas horas e meia e para encher esse tempo todo eles decidiram pegar no muito adorado e também o muito provável melhor álbum da sua carreira, o Blackwater Park e tocaram-no na íntegra, e como segunda parte do concerto nada melhor que uma passagem por todos os cds da carreira ao ser retirada uma música de cada um. 

A edição especial é repartida em 2 dvds e 3 cds, está repartido assim porque ambos os dvds tem qualidade de imagem máxima e som 5:1, no primeiro dvd temos a representação na integra do Blackwater Park juntamente com uma entrevista de 42 min com Mikael Åkerfeldt sobre a banda, questões pessoais, experiencias ao longo da vida, é mesmo algo que merece perder uns minutos a ser visto, e no segundo disco temos a banda a fazer uma retrospectiva na carreira e no final temos um documentário sobre a tour, em que vemos os ensaios antes dos concertos, os meet and greets com os fãs, no concerto na Alemanha num dos meet and greet esteve la uma mulher que vinha do Japão so para ir ve-los, claro que isso deixou a banda surpreendida ao ver alguém fazer uma viagem tão grande só para vê-los. Quanto aos cds de áudio o primeiro contem tal como no dvd o Blackwater Park a ser tocado na integra, os outros dois cds cada um recebeu 4 musicas devido á longa duração das musicas.

Na actuação da banda não há assim nada de mau a registar, todas as musicas são interpretadas na perfeição, apenas um ou dois solos são meio diferentes do que é conhecido dos cds, e os guturais do Mikael no inicio estão meio fracos, não tem aquela potencia característica dele mesmo mas com o passar do tempo isso desaparece logo e o seu melhor vem logo ao de cima. 

No que toca ao concerto, durante a apresentação do Blackwater Park não houve quase nenhuma interacção com o público, a ordem das músicas todas as pessoas presentes já o sabiam por isso a banda tocou tudo de seguida e reservou as conversas para a segunda parte á medida que se ia apresentando as musicas.

Pelo meio das actuações, Mikael Åkerfeldt no seu melhor, mostra que no fundo alem de saber escrever e compor músicas épicas ele também tem algumas pontas de humor e de vez em quando manda ao ar umas quantas notas de brincadeira, no final da Forest Of October o Mikael vira-se para o publico e começa a falar que estao a gravar um dvd de aniversario e depois dá um toque de humor ao seu discurso, "The problem with this film is that metal people are so fucking ugly, you could fix your fucking air please.. cunts.. there's a lot of things i want to say because it's the first time it is said in here, and blast beats eventually it will be the first time, definitely the vocals, actually we are bringing Death Metal into the walls of this fine culture", depois uma pessoa do publico berra "..play Blackwater Park..", e o Mikael como sempre diz logo o que lhe vem á cabeça, "No, we ain't gonna play that shit again", e depois para ajudar na introduçao das blast beats num recinto elegante nada melhor que tocar a Advent (retirada do Morningrise) que tem basicamente uma das melhores intros que os Opeth já fizeram. 

Após a excelente interpretação da "The Moor", que é retirada do muito aclamado "Still Life", Mikael Åkerfeldt recorda com foi a vida dos Opeth depois desse lançamento, certo dia um musico/produtor de seu nome Steven Wilson (vocalista e líder da banda de Prog Rock Procupine Tree) entrou em contacto com os Opeth, "In my little clammy flat where i was eating clam meat and smoking all the time, somebody gave me a computer i think, and i got an email from - cof cof - Steven Wilson (publico delira) who said that.. you guys are the greatest band of all time, you are the most genius songwriter and Porcupine Tree wouldn't be around if wasn't for Opeth.. i was like, Steve, shut the fuck up.. but no, i was a massive Porcupine Tree fan at the time, we hooked up, had dinner, and.. kissed", ele depois menciona que o Steven ajudou a produzir o Blackwater Park e como a banda ja tinha tocado o cd na integra eles passaram para o próximo, o "Deliverance", que também foi produzido pelo Steven, desse cd a banda foi buscar a magistral "Wreath".

Pelo meio foram feitas umas perguntas para os fãs mais die hard: "How many have fucked at Opeth music?.. jerk off?" 

Do "Damnation" foram buscar a "Hope Leaves", do "Ghost Reveries" foi tocada a soberana "Harlequin Forest" e para encerrar a noite foi tocada a "The Lotus Eater" que foi retirada de um dos melhores cds de 2008, "Watershed".

Eu pessoalmente preferia uma segunda set diferente mas ninguém pode ter o que quer, mas este lançamento ate acaba por ser o melhor registo dos Opeth ate á data porque devido á sua longa extensão e diversidade de temas consegue agradar a todos os fãs de Opeth. 

Para quem é fã é mesmo um artigo para obter obrigatoriamente, eu já juntei ao resto da minha colecção dos Opeth.

http://confrontodealmas.blogspot.com

Artigo escrito por six.six.six Sexta, 22 de Outubro de 2010 às 8:49 (11 comentários )
Artistas de A a Z    ¤   Opeth
11 Comentários
ordenar por:
mais votados ▼
Re: Opeth - In Live Concert at the Royal Albert Ha
por: zerochance | siga este autor | enviar mensagem privada Sexta, 22 de Outubro de 2010 às 11:32, 2 pontos
O meu respeito pelos Opeth e pelo Mikael em particular vai aumentando à medida que o tempo passa.

Mais que um grande compositor é um apreciador e conhecedor. Ou seja é um fã de música.

Ainda no outro dia li uma entrevista com o Lombardo e o tipo não sabia o nome do "disco da Hangar 18" dos Megadeth. Ele andou em tour com os Megadeth for fuck's sake!!

O Mikael conhece e procura conhecer mais, é sempre de respeitar quando se trata de um músico capaz de criar grandes músicas. E a forma como prestam homenagem aos ídolos é também de louvar.

Musicalmente, está tudo dito. Os Opeth são grandes e a prova é discos como BWP ou GR.
Re: Opeth - In Live Concert at the Royal Albert Ha
por: In | siga este autor | enviar mensagem privada Sábado, 23 de Outubro de 2010 às 0:11, 1 ponto
Tenho andado a evitar tudo o que envolva este dvd, com muito sacrificio. Pretendo adquiri-lo e ser surpreendida, sem ter visto, lido ou ouvido nada. Mas não é que hoje fui à fnac e o dvd estava em destaque e a bela da The Lepper Affinity estava a dar bem alto e a chamar por mim? Não resisti, ainda vi um bocadinho desta e a Bleak inteirinha. Depois fui arrancada de lá e agora é esperar pelo Natal ihi
Re: Opeth - In Live Concert at the Royal Albert Ha
por: Mountain_Lion | siga este autor | enviar mensagem privada Sábado, 23 de Outubro de 2010 às 13:27, 1 ponto
vou-te perguntar uma cena, tu trabalhas ou estudas, não fazes nenhum dos 2 ou ganhaste o euromilhoes? é que tipo essa tua colecção de opeth e a colecção de iron maiden, fico a pensar...
não leves a mal a lol
Re: Opeth - In Live Concert at the Royal Albert Ha
por: zory | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 22 de Dezembro de 2010 às 17:22, 1 ponto
Haaaaah tenho de arranjar este dvd, estive lá no RAH a assistir àquele que me parece ter sido um dos melhores concertos a que já assisti. Opeth é sem dúvida uma banda que vou ver e rever e voltar a rever ao vivo, independentemente da quantidade de vezes, tal é a sua competência em palco e o seu amor pela música! :D \m/
PUBLICIDADE
Top dos + lidos
PUBLICIDADE
Últimos Comentários
Não esta muito bem, (1 pts) por MAIS NADA , in As 100 melhores bandas de metal
..., (1 pts) por little_princess , in Blog sobre música
Re: Sugest?es para bandas post-rock/post-metal/alt, (1 pts) por lolpes , in Sugestões para bandas post-rock/post-metal/alternativo portuguesas??
Re: produ?ao musical - ajudem-me por favor, (1 pts) por estudionaweb.com , in produçao musical - ajudem-me por favor
Punk Rock, (1 pts) por DiogoS , in Punk rock nacional
Re: Um s?rio caso muito Musical..., (3 pts) por fernanog , in Um sério caso muito Musical...
Re: Um s?rio caso muito Musical..., (2 pts) por jeremy_alive , in Um sério caso muito Musical...
Re: E depois de longa espera..., (2 pts) por fernanog , in E depois de longa espera...
Re: E depois de longa espera..., (2 pts) por soitsounds , in E depois de longa espera...
Re: Morituri - Ascen??o e queda, (1 pts) por nandobest , in Morituri - Ascenção e queda
Re: Morituri - Ascen??o e queda, (1 pts) por nandobest , in Morituri - Ascenção e queda
Ignorância..., (1 pts) por Jotabarb , in Resposta à noticia do JN
Re: Melhor guitarrista portugues, (1 pts) por VAGUITAR , in Melhor guitarrista portugues
Re: T-shirt Incubus, (1 pts) por tribal-union , in Playlist das T-Shirts
Re: Plhttp://www.tribalunion-tshirts.com/aylist da, (1 pts) por tribal-union , in Playlist das T-Shirts
Tops fórum
Comentários + pontuados
Re: Um s?rio caso muito Musical... (3 pts) por fernanog , in Um sério caso muito Musical...
Re: para os amantes dos Cure... (3 pts) por soitsounds , in para os amantes dos Cure...
ainda + info... (3 pts) por fernanog , in O Som das Narrativas
se estiver por perto... (3 pts) por fernanog , in JP Simões - Roma
Ex-Votos de regresso (3 pts) por morgada dos canibais , in o regresso dos Ex-Votos, autores de Subtilezas Porno-Populares
Re: Ainda h?-de dar mais que falar, mas... (3 pts) por fernanog , in Ainda há-de dar mais que falar, mas...
1. fernanog [168 pts]
3. soitsounds [65 pts]
4. Almanakut [50 pts]
5. Mary John 76 [49 pts]
8. GCastro [42 pts]
10. Club Noir [40 pts]
11. cartola [37 pts]
12. hail [33 pts]
13. cirandinha [32 pts]
15. Jafoste [32 pts]
 
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz
Artistas de A a Z