BLITZ Homepage
Guns N´Roses: a 10 melhores canções de sempre -
Guns N´Roses: a 10 melhores canções de sempre

A AOL Rádio pediu aos ouvintes que elegessem as 10 melhores canções de todos os tempos dos Guns N´ Roses. Os temas mais votados incluem notáveis hinos do hard rock, baladas e, uma das covers mais bem sucedidas de sempre.

Escolher as melhores músicas dos Guns N´ Roses não era tarefa fácil. Ainda mais, o pedido foi dirigido a todos os ouvintes, mais ou menos fãs, mais ou menos conhecedores do percurso da banda. Entre meados dos anos 80 e começos de 90, as letras introspectivas, os riffs de guitarra e a rebeldia marcaram a cena rock gunner. 

São 10 temas excepcionais, bem escolhidos sem dúvida, mas 2 clássicos ficaram de fora dos mais votados, o que já suscitou algumas reclamações por parte de fãs mais acérrimos da banda (isso e a não inclusão de um único tema de "Chinese Democracy", sendo "There Was a Time", "This I Love" e "Better" os que os fãs mais atentos à evolução dos Guns referem, mas importa lembrar que a votação não era dirigida apenas aos fãs, logo não me parece que essa reclamação faça muito sentido; além disso foi a escolha de quem votou e não da AOL):

  "Estranged" de UYI II (um dos mais épicos temas da banda, e dos favoritos dos fãs que teve, tal como "Don´t Cry" e "November Rain", um dos mais sofisticados - e caros! - vídeos de sempre. 

Outra excluída a suscitar reclamações foi a mítica "Rocket Queen", de AFD canção que, além de incluir a já lendária gravação dos sons de Axl e uma dançarina de strip (então namorada de Steven Adler) a terem sexo em pleno estúdio (ideia de Rose), inspirou uma das mais célebres tatuagens de Axl Rose (o rosto da jovem sexy que vemos no seu braço, a quem ele faz uma declaração de amizade na 2ª parte da canção, na época era uma rapariga muito nova que queria fundar uma banda chamada "Rocket Queen". Ela teve um caso com Axl na época e era (é) uma notória figura underground de LA, que sobreviveu a um passado de drogas muito duro - ele próprio já explicou o sentido desta canção. Ainda hoje ela é amiga de Rose e de todos os ex-guns). 

Eis a escolha dos ouvintes: 

10 'My Michelle' Do albúm de estreia "Appetite for Destruction", esta canção é sobre uma amigo da banda chamada Michelle Young. Segundo Axl, ela sempre quis alguém para escrever uma canção sobre si. Então, ele (que teve um caso com ela) respondeu com esta obscura, mas honesta ode, incluindo referências à sua dependência de drogas, a morte dos seus pais que trabalhavam na indústria pornográfica. Ele retrata a vida de Michelle e quando Slash uma vez lhe perguntou se não achava que ela poderia não gostar que isso surgisse na canção, Axl respondeu de imediato: "Porquê? É tudo verdade. Fica assim e acabou".

09 'Don't Cry' com três versões gravadas, apenas 2 acabaram em ambos os discos "Use Your Illusion". A canção tem back vocals do já desaparecido Shannon Hoon dos Blind Melon, que também aparece no vídeo. "Don't Cry" foi originalmente destinado a ser o primeiro single comercial antes do 'Illusions' serem lançados em 1991, mas "You Could Be Mine" foi escolhido para coincidir com o lançamento de "Terminator 2".
 
08 'Nightrain' A terceira faixa do álbum de estreia da banda de 1987, "Nightrain" seria uma homenagem ao vinho californiano barato, Night Train Express. Segundo a lenda, os GN'R escreveram a letra enquanto caminhavam pela Palm Avenue dividindo uma garrafa. Alguém gritou: "I´m on a night train!" e toda a banda juntou-se, com Axl improvisando as linhas entre: "Bottoms up!" Depois desta inspiração inicial, a banda compôs a canção num só dia. 

07 'Civil War' conhecida por incluir um excerto do discurso Strother Martin em "Cool Hand Luke" na introdução, bem como verso final "What´s so civil about war anyway?" este é o hino anti-guerra dos GN`R. E também seria a última canção em que Steven Adler participou como baterista antes de ser substituído por Matt Sorum que regravaria as partes de bateria.

06 'Knockin 'on Heaven's Door' A clássica canção de Bob Dylan teve várias versões mas esta é usualmente considerada a melhor e tornou-se num dos maiores êxitos da banda. Foi gravada originalmente para a banda sonora de "Days of Thunder" e é até hoje dos momentos altos dos concertos ao vivo. 

05 'Patience' Apesar de existirem várias versões sobre a inspiração desta música, é geralmente aceite que tenha a ver com o muito conturbado relacionamento de Axl Rose com a ex-mulher Erin Berevrly. No entanto, foi Izzy Stradlin quem escreveu esta música.               

04' Paradise City' Apesar de ser a única música de AFD a incluir um sintetizador, Slash declarou várias vezes que é um dos seus temas favoritos, o que pode ter a ver com o seu solo de guitarra em tempo duplo muitas vezes citado pela crítica como um dos melhores solos de sempre. 

03 'November Rain' uma ode à balada tradicional do rock, com cerca de 9 minutos foi a maior musica a chegar ao Top 10 da Billboard Hot 100. Esta canção também incluiu um dos vídeos mais caros de sempre, cerca de US $ 1,5 milhão, incluindo um vestido usado pela Top Model Stephanie Seymour (na época namorada de Rose) no valor de $ 8.000. O vídeo de 'November Rain' foi Nº 1 no Top 100 vídeos MTV de 1992. Refira-se que todos os instrumentos de sopro que se ouvem no disco foram na verdade, editados em estúdio por Axl através de sofisticadas misturas resultando num som que Slash designa como "impressionante. Parece mesmo uma orquestra e ele fez aquilo sozinho, fechado no estúdio, uma noite inteira, parecendo um puto no meio de todos aqueles botões. O resultado é incrível, eu, que não sou apreciador de toda aquela parafernália, tiro-lhe o meu chapéu". Depois, ao vivo, seriam incluídos realmente instrumentos de sopro tocados por 2 músicas que acompanhavam a banda na tour dos Illusion.


02 'Welcome To The Jungle' considerada pela Rolling Stone e pelo VH1 como uma das melhores músicas de hard rock de todos os tempos, "Welcome to the Jungle" foi a primeira canção co-escrita por Axl Rose e Slash. A canção relata em grande parte a chegada de um muito jovem Axl vindo à boleia de Indiana a LA, onde alguém lhe terá dito "Do you know where you are? You´re in the jungle baby, you gonna die".

01 'Sweet Child O 'Mine' Não será difícil perceber o que fez desta a eleita pelos ouvintes. Foi nº 1 de singles e o êxito fenomenal desta canção (mais uma escrita por Axl com um teor muito pessoal inspirado num relacionamento amoroso) seria uma surpresa para a banda, com o baixista Duff McKagan a declarar que a música demorara 5 minutos a fazer e com Slash a referir várias vezes que não gostava muito desta canção. Ironicamente o riff que criou para a mesma (e que classifica como um "exercício meio idiota") tornar-se-ia o mais célebre do guitarrista e normalmente considerado um dos melhores de sempre. 

http://www.aolradioblog.com/2010/07/09/best-guns-n-roses-songs

Artigo escrito por DWilde Terça, 13 de Julho de 2010 às 9:17 (49 comentários )
Artistas de A a Z    ¤   Guns N Roses
 Comentários
Partilhe este artigo:
PUBLICIDADE
 
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz