BLITZ Homepage
Anthony Bourdain comeu e conversou com Dead Combo, Carminho e António Lobo Antunes -
Partilhe este artigo:

Anthony Bourdain comeu e conversou com Dead Combo, Carminho e António Lobo Antunes

Edição sobre Lisboa do programa No Reservations , do chef e escritor Anthony Bourdain, foi exibida segunda feira, nos Estados Unidos. Zé Diogo Quintela e Tozé Brito também petiscaram. A BLITZ conta-lhe tudo.

Em dezembro de 2011, Anthony Bourdain, chef, escritor e autor do programa de televisão No Reservations (e amante inveterado da carne de porco) passou vários dias em Lisboa. Missão: rodar um episódio da oitava temporada da série de viagens e comida em exibição desde 2005 no americano Travel Channel (e transmitido, em Portugal, pela SIC Radical).

Portugal não era desconhecido para este nova-iorquino de 55 anos: na quinta temporada de No Reservations , visitou os Açores; antes, com outro programa ( A Cook's Tour ), passou pelo norte de Portugal (Porto e não só) e presenciou, entusiasmado, uma matança de porco. Faltava-lhe Lisboa e, a julgar pelas imagens finais do episódio exibido na passada segunda-feira na televisão norte-americana, faltava-lhe também experimentar uma bifana.

Não se pense, porém, que Bourdain se rendeu apenas aos prazeres simples de uma capital europeia contextualizada, sobretudo, em torno da crise económica e que os interlocutores portugueses de Bourdain descrevem com algum pessimismo (o pretexto ideal para a prevalência do fado nos interlúdios musicais e da nostalgia nos planos mais "decorativos").

O chef e autor do livro Cozinha Confidencial (a única obra traduzida em Portugal) deixou-se enamorar pela cozinha moderna (mas entrelaçada com a tradição) dos chefs Henrique Sá Pessoa, José Avillez e Lubomir Stanisic, tendo visitado os restaurantes destes em Lisboa. Na "casa" do primeiro, conversou com o humorista José Diogo Quintela; no Cantinho do Avillez partilhou morcela de sangue, peixinhos da horta e orelheira de porco com Tozé Brito; ao restaurante de Stanisic, chef nascido na ex-Jugoslávia radicado em Portugal, levou os "amigos" do chinquilho (jogo tradicional que praticou numa coletividade) a almoçar tripas de bacalhau suspensas com molas num mini-varal.

O escritor António Lobo Antunes e a fadista Carminho levaram Bourdain aos fados. Na Tasca do Chico, ao Bairro Alto, Lobo Antunes inteirou Bourdain dos espartilhos do Estado Novo e da Guerra Colonial. Carminho, que também vemos a cantar, é o testemunho da geração nascida em democracia, mas - por estes dias - pouco dada a assomos de otimismo.

Com os Dead Combo, banda-sonora privilegiada desta edição de No Reservations , "picaram-se" conservas de sardinhas e muxama no Sol & Pesca, bar/loja de conservas no renovado Cais do Sodré. "Mal se vive da música em Portugal", diz o contrabaixista Pedro Gonçalves a Bourdain, quando questionado sobre a vitalidade do mercado nacional. "Consegue-se chegar ao primeiro lugar do top português com 250 discos vendidos", acrescenta. A toada de conformismo é, aliás, uma constante no discurso dos convivas do americano.

A Ginjinha do Rossio, onde Bourdain confessa ter bebido mais do que a conta, foi outro dos pontos de passagem - porventura o mais "turístico". No Mercado de Alvalade, "apalpou" os frescos com o chef Avillez. Na concorrida cervejaria Ramiro, na Avenida Almirante Reis, atirou-se deliciado a todo o tipo de marisco e rematou com um prego no pão. De permeio, viu um pescador local devolver vários polvos à água (por serem pequenos) e apanhar um de dimensões consideráveis, rapidamente "abatido" com um golpe na cabeça. Não ficou por comer.

Ainda não há data prevista de exibição do programa em Portugal (a SIC Radical transmite, neste momento, a temporada 7, de 2011). A página de No Reservations no site do Travel Channel apresenta vídeos que não conseguimos ver, mas deixa "espreitar" uma fotogaleria .

Recorde aqui a reportagem da SIC, aquando da passagem de Bourdain por Lisboa, em dezembro último:



Foto: No Reservations/Travel Channel
A BLITZ está também disponível para tablet. Faça o download da sua aplicação para iPad ou para Android
Notícia escrita por LG Quarta, 2 de Maio de 2012 às 14:11
Partilhe este artigo:
 Comentários
Partilhe este artigo:
 
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz