Em destaque:
Últimos destaques:
Blitz TV:
BLITZ Homepage
//Este Fórum tem 24674 artigos   RSS - Fórum
Escrever artigo
FROM DEAD TO BLACK - A música escura -
FROM DEAD TO BLACK - A música escura

Ontem, 8 de Abril, fez 21 anos que Dead , na altura vocalista dos Mayhem , se suicidou. Dead foi encontrado por Euronymous com um tiro na cabeça, de pulsos cortados e com um bilhete que dizia "Desculpem por todo o sangue". Conta a história que Euronymous ficou de tal maneira chocado que a única maneira de conseguir lidar com a situação foi fotografá-la!  Uma dessas fotos foi roubada e usada como capa do bootleg "Dawn of the Black Hearts" dos Mayhem .

Mas o que me traz aqui não é relatar a morte de ninguém, mas sim tentar perceber a influência na sociedade de um género músical que dá origem a uma subcultura que não passa desapercebida:  O BLACK METAL .

B lack Metal  é talvez a maior exportação da Noruega (Nem só de bacalhau vivem eles) e é um produto cultural com grande notorieadade nos países nórdicos. Foi criado pela mesma razão porque eu o procurei, isto é, quando o thrash e o heavy deixou de ser o suficientemente pesado para chatear os meus pais e libertar a minha raiva, houve necessidade de procurar algo mais cru, sombrio, pesado e nesta altura os Misfits já não metiam medo a nínguem. Se acrescentarmos a todo esse peso uma dose de ideologias de desprezo ao cristianismo e uma valorização da cultura pagã, que deixa Thor e toda sua família em êxtase, mais um pouco de ódio, satanismo e misantropia e eis que está um caldo bem preparado chamado Black Metal .

Mas os primeiros anos não foram certamente dourados, pois foi logo aí que o Black Metal foi catalogado como um impulsionador de violência. Houve vários incêndios em igrejas, supostamente por Varg Vikernes , fundador de Burzum e outros membros do "Black Metal Inner Circle" .  Varg foi condenado por estes incêndios, bem como pelo assassinato do ex-companheiro de banda Euronymous dos Mayhem

Existem letras de natureza anti-teísta, com ideais de incinerar todas as pessoas que seguem uma religião, e ainda de natureza homofóbica, que nos remete ao caso do assassinato de um homossexual por Faust da banda Emperor , também ela de black metal norueguês.

Apesar de todas estas histórias macabras que acabam por criar um misticismo especial à volta do estilo, hoje em dia o Black Metal ganha terreno pela sua musicalidade até porque já não se vê por aí igrejas a arder.

A música é uma fonte credível de violência em jovens? Será sempre a eterna questão.  No entanto, a influência do Black Metal na sociedade é a mesma do que qualquer outro género.Depende de quem influencia, até que ponto influencia e em que é que essa influência consiste. Para a maioria das pessoas é apenas uma faixa no seu mp3, não afecta as suas vidas de forma significativa para além disso. Para outros determina a forma de vestir, estar e enfrentar a vida.

Há factores que nos definem como pessoas que ultrapassam aquilo que ouvimos, tais como a nossa educação, o meio em que nos inserimos, entre outros. No entanto é surpreendente analisar o impacto da música no nosso mundo porque é capaz de mover massas, unir diferentes culturas, promover a paz e até queimar igrejas!!

Artigo escrito por DaniHell Terça, 10 de Abril de 2012 às 3:10 (13 comentários )
13 Comentários
ordenar por:
mais votados ▼
Re: FROM DEAD TO BLACK - A música escura
por: LiMG | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 10 de Abril de 2012 às 13:24, 1 ponto
O black metal não é nada a minha praia nem é um estilo de música que consiga ouvir. Não tanto pelo instrumental em si, mas sim pelas vozes, sempre sombrias de mais.
Deste um bom exemplo da influência da música na sociedade e sim, também concordo com o seu impacto no mundo, no que toca ao movimento de massas em festivais, concertos, pessoas que viajam meia Europa para verem as suas bandas, isso conta muito.
No que toca à violência não acredito que a música seja a principal fonte, mas tal como ela consegue unir as pessoas por uma causa comum (como disseste tu promover a paz), também poderá ter o efeito contrário nas pessoas mais susceptíveis. Na minha opinião parece-me que são casos muito pontuais em que outros factores estarão mais profundamente envolvidos.
Re: FROM DEAD TO BLACK - A música escura
por: @n@ | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 10 de Abril de 2012 às 13:47, 1 ponto
Olá, gostei do teu artigo :)
A música transporta todo o tipo de sentimentos, é nela que nos exprimimos e damos voz à razão da nossa existência. O problema é que nem todos nós agimos da mesma forma, nem sabemos utilizar o dom da música da mesma maneira.
O Rock, Heavy, Metal, Thrash, Black etc, sempre foram estilos musicais catalogados como algo fora da norma social e consequentemente como grande influência nos comportamentos sociais.
Em relação à questão que colocas: “A música é uma fonte credível de violência em jovens?” Não concordo, acredito que a música seja ela qual for, é uma forma de estar na vida e de acreditar em algo. É através da música que temos a possibilidade de nos “revoltar” em relação ao que se passa à nossa volta, no entanto esta “revolta” não significa que seja através da violência, mas sim através da melodia, da mensagem, dos acordes e do estilo exterior.
  Como dizes e bem a musica é capaz :” de mover massas, unir diferentes culturas, promover a paz e até queimar igrejas!!” Em relação às igrejas acredito que já não seja recorrente. Cheers!!!
Re: FROM DEAD TO BLACK - A música escura
por: buendia | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 10 de Abril de 2012 às 14:52, 1 ponto
Como disseram anteriormente a musica é apenas motivo para violencia em casos muitos pontuais, e quando isso acontece o genero de musica é o menos importante, que o diga
Polanski, que viu a sua mulher ser assassinada por Charles Manson, apenas porque ele pensava que andava a perceber coisas, na Helter Skelter dos Beatles...

Mas estamos a falar de musica mas poderiamos estar a falar de muitas outras coisas como por exemplo desporto... fracos de espirito arranjam sempre motivo para fazerem as suas malicias...
Re: FROM DEAD TO BLACK - A música escura
por: seeUlaterAlligator | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 10 de Abril de 2012 às 15:55, 1 ponto
gostei de ler o texto mesmo nao gostando de Black Metal. Poderias ter alargado mais o texto ja que é um tema com pano para mangas
Re: FROM DEAD TO BLACK - A música escura
por: DannyBoy | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 10 de Abril de 2012 às 23:57, 1 ponto
Boas..Bom artigo,sim senhor.
Em relação ao Black Metal,também já fui completamente "vidrado" pelo estilo,e o que me levou á sua procura foi extactamente o mesmo que tu,queria algo mais violento e sombrio,E acabei por me fascinar,desde as histórias violentas que toda a gente já conhece,ás fotografias ridiculas,mas ao mesmo tempo fascinantes,de corpse paint,sangue e machado na mão no meio da floresta,tudo esse imaginário me fascinava.No entanto essa "pancada" acabou por passar.Ainda tenho respeito pelo estilo,ainda ouço,mas já não tanto.
Em relação a comportamentos violentos por causa da musica,foi como já foi dito,depende da cabeça de cada um.Qualquer pessoa minimamente sã sabe separar o que ouve numa musica,ou assiste num filme,por muito violento que seja,da realidade,Afinal a musica é acima de tudo entretenimento,e cada um ouve da forma que,uns gostam de ouvir para conduzirem ou abanarem a cabeça,outros gostam de aprofundar mais,no entanto quem a gosta de aprofundar tem cabeçinha para pensar,e não vai andar ai a fazer asneira só porque ouviu dizer que era cool,e tambem não me parece que as bandas queiram dizer ás pessoas aquilo devem ou não fazer.
Bem,com isto tudo fiquei com vontade para ouvir os meus velhos discos de Darkthrone,,,aha.
Cheers!!!
Re: FROM DEAD TO BLACK - A música escura
por: lagartusbritus | siga este autor | enviar mensagem privada Terça, 15 de Maio de 2012 às 19:38, 1 ponto
de louvar visto o tema black metal ser um pouco tabu nos forum de musica.
só para corrigir que a imagem não foi roubada mas sim dada ao colombiano maurício 'bull metal' ( typhon, massacre) bem como a letra da life eternal, escrita pelo próprio Dead. A letra inicialmente foi usada pelo projeto typhon desse senhor em apenas 1996. mais tarde o euronymous reaproveitou a letra e lançou essa musica no De Mysteriis Dom Sathanas.
a fotografia foi usada como capa de um vinil botleg numa edição super limitada a 300 cópias (com letras a dourado). apartir dessa fizeram-se inumeras edições, essas sim ilegais.

http://www.youtube.com/wa...
PUBLICIDADE
Top dos + lidos
PUBLICIDADE
Últimos Comentários
Blogs, (1 pts) por RCalado , in Blog de Música
Re: U2 - "Songs Of Innocence" ...ou "A Beautiful D, (1 pts) por ratzinger , in U2 - "Songs Of Innocence" ...ou "A Beautiful Day" for haters
boa descrição..., (2 pts) por fernanog , in E a Morte saiu à rua
Re: MILÉNIO, (1 pts) por JOanaSousa , in MILÉNIO
Re: pois..., (3 pts) por fernanog , in Este Festival não era para meninos
Re: pois..., (1 pts) por ruipestana , in Este Festival não era para meninos
Re: até que enfim..., (2 pts) por ruipestana , in Este Festival não era para meninos
pois..., (2 pts) por fernanog , in Este Festival não era para meninos
até que enfim..., (1 pts) por luisfcb70 , in Este Festival não era para meninos
Bons dias, (1 pts) por hawkband , in U2 - "Songs Of Innocence" ...ou "A Beautiful Day" for haters
Não esta muito bem, (1 pts) por MAIS NADA , in As 100 melhores bandas de metal
..., (1 pts) por little_princess , in Blog sobre música
Re: Sugest?es para bandas post-rock/post-metal/alt, (1 pts) por lolpes , in Sugestões para bandas post-rock/post-metal/alternativo portuguesas??
Re: produ?ao musical - ajudem-me por favor, (1 pts) por estudionaweb.com , in produçao musical - ajudem-me por favor
Punk Rock, (1 pts) por DiogoS , in Punk rock nacional
Tops fórum
+ lidos
+ comentados
2. Blog de Música ( 1 )
Comentários + pontuados
Re: pois... (3 pts) por fernanog , in Este Festival não era para meninos
Re: Um s?rio caso muito Musical... (3 pts) por fernanog , in Um sério caso muito Musical...
Re: para os amantes dos Cure... (3 pts) por soitsounds , in para os amantes dos Cure...
ainda + info... (3 pts) por fernanog , in O Som das Narrativas
se estiver por perto... (3 pts) por fernanog , in JP Simões - Roma
Ex-Votos de regresso (3 pts) por morgada dos canibais , in o regresso dos Ex-Votos, autores de Subtilezas Porno-Populares
1. fernanog [147 pts]
2. soitsounds [68 pts]
4. GCastro [49 pts]
5. Almanakut [46 pts]
6. Mary John 76 [45 pts]
9. Club Noir [38 pts]
12. cartola [33 pts]
15. hail [29 pts]
 
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz