BLITZ Homepage

Disponível para leitores registados

A funcionalidade que tentou aceder encontra-se disponível apenas para leitores registados.

Efectue o login ou registe-se por favor.

×

Pantera

Ver os fãs deste artista/banda aqui!
Pantera: Apresentação -
Aimed at you were the cowboys from hell
Notícias BLITZ
Não existem notícias associadas a esta banda/artista
Biografia

Os Pantera formaram-se em 1981, mas a banda só atingiu o tão desejado sucesso após a segunda metade da década de 80 quando a popularidade do Heavy Metal começou a cair devido ao grande fim de muitas bandas.

Inicialmente a banda fazia música virada para o Glam Hard Rock, mas ao virem que com isso não iriam chegar a lado nenhum eles decidiram partir então para um som mais pesado do metal moderno, o chamado Power-Groove graças aos seus riffs marcantes.

Os Pantera, com o vocalista Terry Glaze, lançaram três cd's, Metal Magic de 1983, Projects In The Jungle de 1984 e I Am The Night de 1985, onde o som que produziram seguia pelo caminho do glam metal, mas com a chegada do Phil Anselmo em 1988 a banda tomou a decisão de partir para um som mais pesado.

Lançaram o Power Metal que continha alguns riffs de thrash metal nas músicas 'Over And Out' e 'Death Trap', enquanto que em outras músicas o estilo era mais dentro do Hard Rock, casos de 'Hard Ride' e 'Proud To Be Loud'.

O primeiro álbum de sucesso comercial foi Cowboys From Hell, de 1990. Neste ponto, a música do Pantera ainda era fortemente influenciada por Heavy Metal clássico, com a voz a ter influencias de Rob Halford do Judas Priest e riffs e os solos a serem mais complexos da parte do guitarrista Dimebag Darrell, embora o álbum também tenha começado a demonstrar um estilo muito mais extremo do que os trabalhos anteriores. Mesmo apesar das influências do Heavy Metal, o Thrash Metal veio influenciar o disco ainda mais, e músicas como "Cowboys From Hell", "Psycho Holiday" e "Domination" demonstram bem isso, enquanto que "Cemetery Gates" e "Shattered" ainda demonstram as antigas influências.

O álbum de maior sucesso da banda foi o Vulgar Display of Power de 1992, onde a voz limpa foi substituída por voz gritada com influência pelo Hardcore e um som de guitarra muito mais pesado. O disco deu origem a grandes sucessos que se tornariam hinos da banda como "Walk" e "Mouth For War", ambas muito circuladas na MTV. Outras como a violenta "Fucking Hostile" e "This Love, uma balada linda com um refrão bem pesado, seriam mais aclamadas entre os fãs e a extensão do crescimento de popularidade deste álbum pode ser vista no sucesso instantâneo do álbum seguinte, Far Beyond Driven, de 1994, que estreou no topo dos top's americanos e australianos, conseguindo ser o primeiro disco de metal a conseguir tal feito mesmo apesar da crise do Metal na América na época. Neste disco, o som tomou um rumo mais extremo, com mais berros e solos gritantes, como em "Strenght Beyond Strenght" e "Becoming", a surpresa para os fãs foi uma cover do Black Sabbath, "Planet Caravan" na última faixa.

O próximo álbum, The Great Southern Trendkill, foi lançado em 1996. O álbum fez um sucesso moderado, especialmente considerando a época em que foi lançado e por ter se direccionado para um lado completamente violento, berrado e brutal da banda.

O último disco dos Pantera, de 2000 foi o Reinventing The Steel, incluindo os singles "Goddamn Electric" e "Revolution is My Name". Esta última seria a que mais se destacou do álbum, que era mais rock'n roll e traziam outros timbres de bateria e guitarra. "We'll Grind this Ax for A Long Time" é uma homenagem ao Heavy Metal em si que cairia no gosto dos fãs.

A banda dissolveu-se depois da saída do Phil Anselmo em 2001 devido a problemas pessoais com a família Abbott, os membros restantes ficaram no aguardo que ele retornasse, mas isso nunca aconteceu. Ao invés disso, o Phil decidiu então participar em outros projectos, Superjoint Ritual foi um deles, mas o projecto de maior sucesso tem sido os Down onde também está o baixista Rex Brown, quanto aos irmãos Abbott eles só deram como terminado oficialmente a banda até terem iniciado os trabalhos com o seu novo projecto, os New Found Power que depois se viriam a chamar Damageplan, o primeiro e único disco do projecto seria o New Found Power, lançado em 2003.

O fim dos Pantera não foi amigável e claro, a imprensa provocou uma guerra entre Superjoint Ritual e Damageplan. Entre as acusações plantadas, dizia-se que Anselmo e os irmãos Abbott tinham dificuldades em concordar sobre que direcção eles queriam que a sonoridade do Pantera tomasse, Vinnie Paul e Dimebag chegaram a comentar que Anselmo os forçava a fazer as músicas que ele queria, não podendo assim experimentar e arriscar com suas gravações. Além disso, o vício de Anselmo em drogas era conhecido por causar turbulências entre a banda. Por fim, como resultado de outros problemas internos, a relação entre Phil e os irmãos Abbott se iria deteriorar rapidamente de uma forma geral. No meio do fogo cruzado estava o baixista Rex Brown, que participou do segundo disco dos Down, A Bustle In Your Hedgerow, de 2002.

No dia 8 de Dezembro de 2004, um fanático por Pantera chamado Nathan Gale assassinou Dimebag Darrell a tiros durante um concerto dos Damageplan na casa de espectáculos de Alrosa Villa, em Columbus, Ohio, quando a banda estava a entrar em palco. Um membro da plateia, uma empregada do local e um segurança da banda também foram assassinados antes que Gale fosse morto a tiros pelo polícia James Niggemeyer.

Vários tributos foram feitos através de muitas músicas (a "Thank You" dos Hellyeah, a 'Side of a Bullet' dos Nickelback (que contem um solo tocado pelo Dimebag Darrel que foi tirado de uma cassete Demo), In This River' dos Black Label Society e 'Aesthetics of Hate' dos Machine Head são as mais conhecidas) e espectáculos onde estiveram presentes guitarristas de renome mundial como por exemplo Eddie Van Halen, que no funeral viria a colocar a sua guitarra preta com as riscas amarelas (a guitarra aparece na capa de trás do segundo cd dos Van Halen que tinha como titulo Van Halen II) no caixão onde foi enterrado o Dimabag Darrel, caixão esse que era personalizado com diversas imagens da banda preferida do Dimebag Darrel, os Kiss.

Após a morte de Dimebag, uma reunião dos Pantera tornou-se obviamente impossível, mas devido a comentários públicos da parte do Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele teria muito prazer em se reunir com a banda. Os Pantera atingiram o cume do sucesso que poucas bandas conseguiram.

Discografia
bz.stories/26634
Metal Magic

Primeiro Album com Phil Anselmo. Mudança para Thrash Metal.

 

1988 - Metal Magic

 

  1. "Rock the World"
  2. "Power Metal"
  3. "We'll Meet Again"
  4. "Over and Out"
  5. "Proud to Be Loud"
  6. "Down Below"
  7. "Death Trap"
  8. "Hard Ride"
  9. "Burnnn!"
  10. "P.S.T. 88" - Dimebag na voz

 

 

 

bz.stories/26633
Pré - Anselmo

1983 - Metal Magic - Metal Magic Records

  1. "Ride My Rocket"
  2. "I'll Be Alright"
  3. "Tell Me If You Want It"
  4. "Latest Lover"
  5. "Biggest Part of Me"
  6. "Metal Magic"
  7. "Widowmaker"
  8. "Nothin' On (But the Radio)"
  9. "Sad Lover"
  10. "Rock Out"

 

1984 - Projects in the Jungle - Metal Magic Records

  1. "All Over Tonight"
  2. "Out for Blood"
  3. "Blue Light Turnin' Red"
  4. "Like Fire"
  5. "In over My Head"
  6. "Projects in the Jungle"
  7. "Heavy Metal Rules"
  8. "Only a Heartbeat Away"
  9. "Killers" -
  10. "Takin' My Life"

 

1985 - I Am the Night - Metal Magic Records

  1. "Hot and Heavy"
  2. "I Am the Night"
  3. "Onward We Rock"
  4. "D.G.T.T.M."
  5. "Daughters of the Queen"
  6. "Down Below"
  7. "Come On Eyes"
  8. "Right on the Edge"
  9. "Valhalla"
  10. "Forever Tonight"

 

bz.stories/26631
Reinventing Hell -
Reinventing Hell

Best Of Pantera - 2000

Editora - Warner Music

 

  1. "Cowboys from Hell"
  2. "Domination"
  3. "Cemetery Gates"
  4. "Mouth for War"
  5. "Walk"
  6. "This Love"
  7. "Fucking Hostile"
  8. "Becoming"
  9. "I'm Broken"
  10. "5 Minutes Alone"
  11. "Planet Caravan"
  12. "Drag the Waters"
  13. "Where You Come From"
  14. "Revolution Is My Name"
  15. "Immortally Insane"
  16. "The Badge" (Poison Idea)

 

 

 

bz.stories/26629
Official Live: 101 Proof -
Official Live: 101 Proof

1º Album ao vivo - 1997

Editora - Elektra

 

  1. "New Level"
  2. "Walk"
  3. "Becoming"
  4. "5 Minutes Alone"
  5. "Sandblasted Skin"
  6. "Suicide Note, Pt. 2"
  7. "War Nerve"
  8. "Strength Beyond Strength"
  9. "Dom/Hollow"
  10. "This Love"
  11. "I'm Broken"
  12. "Cowboys from Hell"
  13. "Cemetery Gates"
  14. "Hostile"
  15. "Where You Come From"
  16. "I Can't Hide"

 

bz.stories/26628
Reinventing the Steel -
Reinventing the Steel

5º Album de estúdio - 2000 (c/ Phil Anselmo)

Editora - Elektra

 

  1. "Hellbound" - 2:41
  2. "Goddamn Electric" - 4:58
  3. "Yesterday Don't Mean Shit" - 4:19
  4. "You've Got to Belong to It" - 4:13
  5. "Revolution Is My Name" - 5:19
  6. "Death Rattle" - 3:17
  7. "We'll Grind That Axe For a Long Time" - 3:44
  8. "Up Lift" - 3:45
  9. "It Makes Them Disappear" - 6:22
  10. "I'll Cast a Shadow" - 5:22

 

bz.stories/26627
The Great Southern Trendkill -
The Great Southern Trendkill

4º Album de estúdio - 1996 (c/ Phil Anselmo)

Editora - East West

  

1. "The Great Southern Trendkill"

2. "War Nerve"

3. "Drag the Waters"

4. "10's"

5. "13 Steps to Nowhere"

6. "Suicide Note Pt. I"

7. "Suicide Note Pt. II"

8. "Living Through Me (Hell's Wrath)"

9. "Floods"

10. "The Underground in America"

11. "(Reprise) Sandblasted Skin"

 

bz.stories/26626
Far Beyond Driven -
Far Beyond Driven

3º Album de estúdio - 1994 (c/ Phil Anselmo)

Editora - East West

 

  1. "Strength Beyond Strength"
  2. "Becoming"
  3. "5 Minutes Alone"
  4. "I'm Broken"
  5. "Good Friends and a Bottle of Pills"
  6. "Hard Lines, Sunken Cheeks"
  7. "Slaughtered"
  8. "25 Years"
  9. "Shedding Skin"
  10. "Use My Third Arm"
  11. "Throes of Rejection"
  12. "Planet Caravan"

 

 

 

bz.stories/26625
Vulgar Display of Power -
Vulgar Display of Power

2º Album de estúdio - 1992 (c/ Phil Anselmo)

Editora - Atco

 

1. "Mouth for War"

2. "A New Level"

3. "Walk"

4. "Fucking Hostile"

5. "This Love"

6. "Rise"

7. "No Good (Attack the Radical)"

8. "Live in a Hole"

9. "Regular People (Conceit)"

10. "By Demons Be Driven"

11. "Hollow"

 

 

bz.stories/26624
Cowboys From Hell -
Cowboys From Hell

Primeiro Album c/ Phil Anselmo - estúdio

 

 

1. "Cowboys from Hell"

2. "Primal Concrete Sledge"

3. "Psycho Holiday"

4. "Heresy"

5. "Cemetery Gates"

6. "Domination"

7. "Shattered"

8. "Clash with Reality"

9. "Medicine Man"

10. "Message in Blood"

11. "The Sleep"

12. "The Art of Shredding"

Letras & Tablaturas
Ainda não foram inseridas letras ou tablaturas
Informação da banda
Género musical: Groove Metal/Thrash Metal/Heavy Metal

Site: http://www.myspace.com/pantera

Contactos: www.officialpantera.com

Membros: Phil Anselmo - voz Dimebag Darrel Abbott - guitarra Rex Brown - baixo Vinnie Paul Abbott - bateria

Fórum
Forum (Segunda, 2 de Maio de 2011 às 22:36, 11 )
Forum (Quarta, 19 de Janeiro de 2011 às 20:25, 3 )
Forum (Quinta, 18 de Junho de 2009 às 19:32, 12 )
Forum (Quinta, 4 de Setembro de 2008 às 18:37, 59 )
Eventos
Não existem eventos da agenda sobre esta banda/artista
Fotos
James e Dime
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:26
 ( 11 )
Anselmo glam
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:26
 ( Comentar )
James, Dime, Lars e Rex
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:26
 ( 9 )
Pantera
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:26
 ( 4 )
PanterA
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:22
 ( Comentar )
Phil e Dime
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:22
 ( Comentar )
Vinnie
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:22
 ( Comentar )
Dimebag
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:22
 ( Comentar )
Rex
HerPortrait , Galeria fotos
Sexta, 27 de Junho de 2008 às 22:22
 ( Comentar )
Vídeos
Pantera Becoming (live)
six.six.six , Galeria de Vídeos
Domingo, 21 de Dezembro de 2008 às 17:43
 ( Comentar )
GGD
Artistas de A a Z
A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V W X Y Z
Info da página do artista
Nº de visualizações: 14000
Prestígio: 14
*Última edição por: wildchild1
*Em: 18/Jun/2009, 19:32
Líder:
HerPortrait 0
Colaboradores:
PUBLICIDADE
O meu perfil
Os meus atalhos
A minha página
O que é isto?
A minha página
Os meus dados
O que é isto?
Os meus dados
Inbox O que é isto?
Inbox
O meu Blog: vernova entrada
Blog
O que é isto?
O meu Fotoblog: vernova entrada
Fotoblog
O que é isto?
O meu Vídeoblog: vernova entrada
Videoblog
O que é isto?
Fórum: Escrever artigo no fórum
Escrever no fórum
O que é isto?
Classificados: Inserir classificado
listar activoslistar inactivosfavoritos
Inserir classificado
O que é isto?
Galeria Blitz: inserir fotoinserir vídeo
Galeria
O que é isto?
Os meus amigos
Ver lista Ver lista Ver convites Ver convites
Links úteis: Top prestígioPesquisar utilizador
Últimas actualizações
02/Sep/2014, 11:23
01/Sep/2014, 15:32
01/Sep/2014, 15:32
01/Sep/2014, 14:43
01/Sep/2014, 11:20
Top Artistas
Prestígio 30
Prestígio 25
Prestígio 25
Prestígio 25
Prestígio 25
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz
Artistas de A a Z