BLITZ Homepage

Disponível para leitores registados

A funcionalidade que tentou aceder encontra-se disponível apenas para leitores registados.

Efectue o login ou registe-se por favor.

×

Mars Volta, The

Ver os fãs deste artista/banda aqui!
Mars Volta, The: Apresentação -
The Mars Volta é uma banda estadunidense fundada por Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez, em 2001. São considerados como uma banda de rock progressivo, com influências de jazz, rock psicodélico, punk rock e música latina. Eles são conhecidos pelos seus shows enérgicos e vigorosos, com grande improvisação ao vivo, e também pelos seus álbuns conceituais.
Notícias BLITZ

Ouça aqui a nova canção dos Mars Volta, "The Malkin Jewel"   (Terça, 14 de Fevereiro de 2012 às 11:46, 5 )

Mars Volta lançam disco novo em 2012   (Segunda, 9 de Janeiro de 2012 às 11:42, 19 )

The Mars Volta: ouça aqui o novo álbum Octahedron   (Quarta, 17 de Junho de 2009 às 17:35, 11 )

Biografia
Membros da banda At the Drive-In, Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez, faziam parte do DeFacto com o técnico de áudio Jeremy Michael Ward desde meados dos anos 90. DeFacto tinha Cedric na bateria, Omar no baixo e Jeremy no vocal, e efeitos de distorção. Apesar de ter-se iniciado como uma banda local com estilo rock, eles foram influenciados pelos pioneiros do reggae como Lee Perry e Dr. Alimantado. O grupo também utilizava música electronica, música latina, salsa e jazz, o que resultava em um som distinto e universal. A banda se apresentou em locais próximos a sua cidade natal, El Paso, Texas, e lançaram seu primeiro álbum How do you dub? You Fight for Dub. You plug Dub in. Ao se transferir para Long Beach, California em 2000 a banda adicionou o tecladista Isaiah Ikey Owens. Ikey trouxe um novo tom para o DeFacto que gerou uma popularidade que antes não existia. Em 2001, DeFacto lançou seu segundo álbum, Megaton Shotblast, conseguindo sucesso instantâneo. O DeFacto continuou experimentando novos sons por Omar e Cedric decidiu terminar o At the Drive-In (o resto da banda formou Sparta). Eva Gardner se juntou a banda, o que criou The Mars Volta - um novo projeto que visava preencher seus desejos criativos. Seu nome para o primeiro show público em Anaheim, California foi DeFacto + Eva Gardner + Jon Theodore. Durante 2001, a banda gravou duas músicas com Alex Newport, resultando na sua primeira demo. Gravaram mais três músicas com Alex Newport, o que se tornou o álbum, Tremulant EP, lançado no ínicio de 2002. Tremulant era composto pelas músicas Cut that City, Concertina, e Eunuch Provocateur. O EP era uma fusão de rock progressivo, salsa e música experimental.

De-Loused in the Comatorium

Seguindo o Tremulant EP, o The Mars Volta continuou com apresentações e troca de membros enquanto preparavam o álbum De-Loused in the Comatorium, produzido por Rick Rubin. Enquanto Tremulant não possuía um tema específico (exceto pela menção a seu álbum seguinte), De-Loused foi o trabalho unificado de fantasia que contava uma história de um viciado de drogas em coma, na primeira pessoa. Apesar das letras implícitas, The Mars Volta alegava em entrevistas que o protagonista do álbum era baseado em um antigo amigo Julio Venegas, ou Cerpin Taxt, como mencionado na história, que esteve em coma por vários anos antes de acordar. Ele morreu após ter pulado de um viaduto sobre uma rodovia em El Paso durante o período de pico de trânsito na hora do almoço. A morte de Venegas foi também referenciada na música do At the Drive-In intitulada Embroglio, do seu álbum Acrobatic Tenement.

Nessa época a banda não possuia um baixista. Flea, renomeado baixista dos Red Hot Chili Peppers, tocou baixo em nove das dez música do LP. De-Loused se tornou seu maior hit tanto para a crítica quanto comercialmente, vendendo 500.000 cópias.

Enquanto estavam como banda de abertura para os Red Hot Chili Peppers na turnê de divulgação do álbum deles, o engenheiro de som e letrista da banda, Jeremy Ward, foi encontrado morto por overdose de drogas. A banda cancelou a segunda parte do turnê e o primeiro single de De-Loused foi posteriormente dedicado à Ward.

Frances the Mute

Com a volta da turnê De-Loused, Juan Alderete se tornou baixista e Marcel Rodriguez-Lopez (irmão de Omar), percussionista. Iniciava-se então o trabalho para o segundo álbum em 2004.

Em 2005, a banda lançou seu segundo álbum, Frances the Mute, inspirado no engenheiro de som Jeremy Ward. Cada trilha do álbum é inspirada nos personagens descritos em um álbum encontrado no carro de Ward.

Frances se tornou um hit comercial ainda maior que De-Loused, vendendo 123.000 cópias em sua primeira semana e estreando como o número quatro na lista de álbuns da Billboard, principalmente porque The Widow recebeu considerável divulgação no rádio. Críticas ao álbum variaram bastante. LVia LViaquez foi posteriormente lançada como um single, reduzida de seus doze minutos originais para cinco minutos.

Talvez o fato mais incrível do álbum, seja o grande envolvim
Discografia
bz.stories/26229
The Mars Volta - Amputechture -
The Mars Volta - Amputechture
Omar Rodriguez-Lopez é um dos mais inspirados artistas deste século. O número de registos do guitarrista é absurdo em função dos ano em actividade. Para além dos Mars Volta, é também a mente por trás dos projectos De Facto, At The Drive In e ainda uma carreira a solo. Alguns destes projectos são a par com Cedric Bixler-Zavala mas, segundo o vocalista, os The Mars Volta são completamente da mente de Omar. Ele é o compositor de tudo na banda, desde as guitarras, às baterias.
Este é o 3º LP da banda e é o primeiro não-conceptual. Apesar disso, para mim, é o mais forte de todos. Como é usual, o Rock Progressivo predomina num álbum em que a média de tempo por canção é de 9 minutos e meio. A ultra complexidade das faixas faz com que seja uma banda praticamente inaudível aos ouvidos mais sensíveis. Em algumas nem refrões existem. "Tetragrammaton" é um exemplo. É também a música mais complexa do álbum. A quantidade de riffs de alta qualidade nesta música, daria para fazer um álbum inteiro de AC/DC ou Ramones (distanciamento feito de géneros). "Asilos Magdalena" destoa de todo o álbum, mas não pela negativa. É acústica, mas, mesmo assim, experimental. Cantada em castelhano, mostra as influências da música espanhola nos Mars Volta, até na composição da guitarra desta música. "Viscera Eyes" apresenta-nos o 2 em 1. Na segunda parte, Omar brinda-nos com uma das mais viciantes linhas de baixo deste novo século e, além disso, contém um solo espantoso, a mostrar a sua veia criativa e técnica. A abertura da faixa seguinte, "Day of the Baphomets", leva com um solo de baixo virtuoso e magnífico e a música torna-se complexa, assim como todas as músicas deste magnífico álbum.


10/10

 

 Review tirada do blog com ar de rock

Letras & Tablaturas
Ainda não foram inseridas letras ou tablaturas
Informação da banda
Género musical: Rock Progressivo, Hard Rock

Site: www.themarsvolta.com

Fórum
Forum (Quarta, 2 de Julho de 2008 às 22:55, 33 )
Eventos
Não existem eventos da agenda sobre esta banda/artista
Fotos
Não existem fotos da galeria sobre esta banda/artista
Vídeos
Não existem vídeos da galeria sobre esta banda/artista
Artistas de A a Z
A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V W X Y Z
Info da página do artista
Nº de visualizações: 10603
*Última edição por: LP
*Em: 24/Jan/2013, 11:48
Líder:
Ar de Rocker 0
PUBLICIDADE
O meu perfil
Os meus atalhos
A minha página
O que é isto?
A minha página
Os meus dados
O que é isto?
Os meus dados
Inbox O que é isto?
Inbox
O meu Blog: vernova entrada
Blog
O que é isto?
O meu Fotoblog: vernova entrada
Fotoblog
O que é isto?
O meu Vídeoblog: vernova entrada
Videoblog
O que é isto?
Fórum: Escrever artigo no fórum
Escrever no fórum
O que é isto?
Classificados: Inserir classificado
listar activoslistar inactivosfavoritos
Inserir classificado
O que é isto?
Galeria Blitz: inserir fotoinserir vídeo
Galeria
O que é isto?
Os meus amigos
Ver lista Ver lista Ver convites Ver convites
Links úteis: Top prestígioPesquisar utilizador
Últimas actualizações
30/Oct/2014, 14:29
30/Oct/2014, 11:16
29/Oct/2014, 14:42
29/Oct/2014, 11:19
28/Oct/2014, 15:14
Top Artistas
Prestígio 26
Prestígio 25
Prestígio 25
Prestígio 25
Prestígio 25
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz