BLITZ Homepage

Disponível para leitores registados

A funcionalidade que tentou aceder encontra-se disponível apenas para leitores registados.

Efectue o login ou registe-se por favor.

×

Radiohead

Ver os fãs deste artista/banda aqui!
Radiohead: Apresentação -
A maioria das influências dos membros do Radiohead foram Queen e Elvis Costello, bandas de post-punk como Joy Division e Magazine e bandas alternativas dos anos 80, como R.E.M., Pixies, The Smiths e Sonic Youth. Em meados dos anos 90, a banda começou a demonstrar interesse em música eletrônica, especialmente no grupo de trip-hop Massive Attack, no rock experimentalista do Nine Inch Nails e no ato de hip-hop instrumental do DJ Shadow, citado como a principal influência para o álbum OK Computer. Outras influências deste álbum incluem Miles Davis e Ennio Morricone, junto com outros grupos de música pop dos anos 60, como The Beatles e The Beach Boys. Jonny Greenwood também citou o compositor Krzysztof Penderecki como inspiração para OK Computer. Durante essa época, muitos críticos notaram a semelhança musical entre OK Computer e álbuns de bandas de rock progressivo, como Pink Floyd, mas a banda negou que sua música tenha sido influenciada pelo rock progressivo. O estilo eletrônico de Kid A e Amnesiac foi o resultado da admiração de Thom Yorke por música ambiente, techno e outras vertentes da música eletrônica. O jazz de Charles Mingus e Alice Coltrane e bandas Krautrock dos anos 70 foram outras importantes influências durante esse período. O interesse de Jonny Greenwood em música clássica do século XX tornou-se aparente em algumas faixas de Kid A, onde ele tocava um Ondes Martenot, um instrumento eletrônico popularizado por Penderecki e Olivier Messiaen. Em Hail to the Thief, a banda não abandonou as influências eletrônicas dos dois álbuns anteriores, mas retornou à antiga ênfase nas guitarras. The Beatles e Neil Young foram a fonte de inspirações musicais durante esse período, mas os membros do Radiohead não negaram a influência da música clássica e do Krautrock nesse álbum. Desde 2005, enquanto trabalhavam no álbum In Rainbows, a banda continuou a mencionar rock experimental e música eletrônica, dentre outros gêneros musicais.
Texto retirado de: http://wapedia.mobi/pt/Radiohead?t=2.#2.
Notícias BLITZ

Thom Yorke tocou para 30 pessoas   ( Terça, 5 de Agosto às 14:23, Comentar )

Thom Yorke, dos Radiohead, leiloa quadro para caridade   (Quinta, 20 de Junho de 2013 às 17:46, Comentar )

Radiohead: promotora Live Nation julgada por queda de palco   (Quarta, 12 de Junho de 2013 às 11:49, 2 )

Biografia

Banda originário de Oxford, Inglatera, formou-se em 1986 com o nome On a Friday referente ao único dia da semana onde podiam ensaiar. Em 1991, quando todos os membros acabaram os estúdios universitários, a banda começou a gravar demos e a dar concertos em redor de Oxford o que desencadeou uma onda de interesses por parte de editoras e promotores. Após um encontro de Colin Greenwood e Keith Wozencroft, um representante da EMI, na loja de discos onde Colin trabalhava, os On a Friday assinaram um contracto de seis álbuns com esta gravadora, no fim de 1991. A pedido da EMI, a banda mudou seu nome para Radiohead, inspirado no título de uma canção do álbum True Stories, dos Talking Heads.


Em 1992, após o fracasso comercial do lançamento do primeiro EP da banda, Drill, os Radiohead lançam o seu primeiro single Creep. Creep recebeu uma grande atenção da imprensa britânica mas, no entanto, passou despercebido pelo público. Em 1993, com o lançamento do 1º album da banda Pablo Honey e com o relançamento de Creep, o single recebeu uma intensa rotação pela MTV e tornou-se um hit, ainda que mais nos EUA do que em Inglaterra, chegando a atingir a segunda posição na Billboard Modern Rock Tracks. No entanto, Pablo Honey não se saiu muito bem comercialmente, atingindo baixas posições nos tops britânicos.
Após uma tournée pelos E.U.A. a banda começou a trabalhar no 2º album, um verdadeiro desafio face ao sucesso de Creep. Antes do novo album, a banda lançou um novo EP My Iron Lung que antecipou a transgressão sonora para o novo album e contribuiu muito para a formação de uma base de fãs forte e leal à banda. Em Maio de 1995, é lançado The Bends, o 2º album, gravado nos míticos estúdios de Abbey Road, obtendo finalmente sucesso na sua terra natal. Singles como Fake Plastic Trees Street Spirit (Fade Out) e Just atingiram boas posições nos Tops musicais. Por essa altura, a banda começou a primeira parte de concertos dos REM e as atenções voltadas para a banda aumentaram exponencialmente. Jonny Greenwood chegou a dizer: Eu acho que o ponto de transição para nós veio cerca de nove ou doze meses após o lançamento de The Bends (...) Foi aí que eu comecei a achar que nós tínhamos feito a escolha certa em formar uma banda.


O Terceiro album da banda de Thom Yorke foi lançado em Junho de 1997 com o nome de Ok Computer. Neste novo album, as capacidades musicais e criativas de cada elemento foram exploradas ao máximo, gerando um trabalho com músicas praticamente perfeitas citando certos críticos musicais que comentaram Ok Computer. Composto essencialmente por músicas Rock, é tambem incorporado elementos electrónicos e de música de ambiente. OK Computer foi a primeira gravação da banda que atingiu a primeira posição no top britânico, o que fez com que o sucesso comercial do Radiohead aumentasse em redor do mundo. O album ganhou o grammy de melhor album alternativo do ano e recebeu uma nomeação para album do ano. Ao seu lançamento, seguiu-se uma tournée mundial e a realização do documentário Meeting People Is Easy que mostra o desprezo da banda pela impensa e pela industria discográfica. Durante este tempo, a banda ainda lançou uma compilação de videoclipes - 7 Television Commercials - e dois EPs que compilaram lados B de OK Computer.
O ano de 1998 ficou marcado por um bloqueio criativo e por uma depressão do líder da banda, Thom Yorke, que chegou a temer o futuro da banda. No entanto, a banda concordou em seguir uma nova direcção musical e em Outubro de 2000 os Radiohead lançaram o seu quarto album de estudio Kid A. Kid A foi um verdadeiro choque na medida em que a banda se despiu de qualquer interesse comercial e decidiu mudar completamente a fórmula que lhes atribuiu tanto sucesso na década de 90. Sintetizadores e outros componentes electrónicos assumiram o papel principal outrora atribuído as guitarras, inserindo-se também elementos de jazz. No entanto, foi o album que atingiu maior numero de vendas, contrariando os críticos que se referiam ao album como um suicídio comercial. Kid A recebeu igualmente o grammy de melhor album alternativo. Em Junho de 2001 a banda lançou Amnesiac com faixas que sobraram das sessões de Kid A. O estilo do album anterior manteve-se e representou um novo sucesso comercial, sendo nomeado para o Mercury Music Prize. Procedeu-se o lançamento de "I Might Be Wrong - Live Recordings" um album com performances ao vivo da banda e uma digressão pelos EUA, Europa e Japão.


Em 2002, a banda começou a gravar o quinto album e em Junho de 2003 lançou Hail To The Thief que combina  guitarras distorcidas com sons eletrônicos e as letras de Thom Yorke já livre do bloqueio criativo.O album recebeu disco de Platina nos Reino Unido e disco de Ouro nos EUA. Seguiu-se uma tournée internacional onde foram cabeças de cartaz no festival britânico de Glastonburry. Durante a turnée a banda lançou o EP COM LAG, com a maior parte dos lados B de Hail to the Thief. Em 2004 a banda entra em Hiatus e os 5 membros da banda passam o resto do ano a trabalhar em projectos a solo.

A banda voltou ao trabalho em Fevereiro de 2005, altura também marcada pelo rompimento do contrato com a editora de sempre EMI, pelo que a banda lançou o seu 7º album em nome próprio. Após uma nova tournée pela Europa e EUA, o album ficou completo em Junho de 2007 com o nome de In Rainbows. Em Outubro, os radiohead marcaram por completo a história da  industria musical ao disporem o album no seu site oficial sob a forma de download em que cada internauta poderia adquirir o album ao preço que achasse conveniente. Em Dezembro a banda lançou uma "discbox" contendo um CD bônus das sessões de gravação de In Rainbows, uma edição dupla em vinil e um livro de capa dura. In Rainbows foi fisicamente lançado no Reino Unido no fim de Dezembro, pela XL Recordings, e na América do Norte em janeiro de 2008, pela TBD Records, estreando nas primeiras posições em ambos os locais. Segue-se uma nova tournée pela America do Norte, América do Sul, Japão e Europa.

Em Maio de 2009, os Radiohead voltaram ao estúdio, juntando-se ao produtor e eterno aliado Nigel Godrich, aquele que se diz ser o 7º elemento dos Radiohead. Dessas sessões resultou o lançamento de dois singles no site da banda, resultado dessas sessões: "Harry Patch (In Memory Of)" e "These Are My Twisted Words". Seguiu-se uma polémica partir de uma declaração (mal interpretada) de Ed O'Brien ao NME que afirmou que os Radiohead não voltariam mais a gravar albuns.

A 18 de Fevereiro de 2011, com um aviso prévio de apenas 4 dias, os Radiohead disponibilizaram para download o 8º album da banda: The King of Limbs. O nome do album refere-se a um carvalho com mais de 1000 anos na Wiltshire's Savernake Forest, perto do local onde decorreram as gravações de In Raibows. A versão CD e vinil do album será lançada a 28 de Março uma edição especial designada de "album jornal" será lançada a 9 de Maio e contém 2 vinis de 10 polegadas numa capa especial, várias peças de artwork em tamanho grande, 625 amostras de artwork em tamanho pequeno e um CD.

 

 

15 de Julhos de 2012 - 11 anos depois a banda regressa a Portugal para um concerto integrado no festival Optimus Alive 2012. Desse concerto, já foi tudo escrito. Para quem escreve esta página, foi o concerto da sua vida. Ficou a promessa do Thom que regressariam num período não maior que esses 11 anos. Cá os esperamos.

Discografia
bz.stories/71589
The King of Limbs - 8º album de originais dos Radiohead, lançado a 18
The King of Limbs

Disponibilizado para Download a 18 de Março de 2011, mais uma vez os Radiohead supreenderam toda a gente ao apenas avisarem do lançamento do 8º ano com apenas 4 dias de antecedência. Apesar de curto, é um belo album que vai buscar influências aos 4 trabalhos anteriores da banda e onde parecem ter encontrado um lugar confortável depois de In Rainbows.

 

 

1. Bloom   5:15

2. Morning Mr Magpie   4:41

3. Little by Little   4:27

4. Feral   3:13

5. Lotus Flower   5:01

6. Codex   4:47

7. Give Up the Ghost   4:50

8. Separator   5:20

bz.stories/26734
In Rainbows -
In Rainbows

Gravado entre Fevereiro de 2005 e Junho de 2007, o lançamento do 7º album dos Radiohead significou um duro golpe na indústria discográfica ao ser disponibilizado sobre a forma de Download no site da banda em que cada internauta teve a oportunidade de adquirir o album ao preço que bem deseja-se.

      #   Título                               Tempo

  1. 15 Step                            3:57
  2. Bodysnatchers                  4:02
  3. Nude                               4:15
  4. Weird Fishes/Arpeggi         5:18
  5. All I Need                         3:48
  6. Faust Arp                         2:09
  7. Reckoner                         4:50
  8. House of Cards                  5:28
  9. Jigsaw Falling Into Place      4:08
  10. Videotape                         4:39


      Disco Bónus

  1.  MK 1                               1:04
  2. Down Is the New Up           4:59
  3. Go Slowly                          3:48
  4. Last Flowers                      4:27
  5. Up on the Ladder               4:17
  6. Bangers + Mash                  3:20
  7. 4 Minute Warning               4:06
bz.stories/26730
Hail To The Thief -
Hail To The Thief

Gravado entre Setembro de 2002 e Fevereiro de 2003 e lançado a  9 de Junho de 2003, o sexto album da banda segue a linha de Kid A e Amnesiac mas incorpora ao mesmo tempo as guitarras de Ok Computer. Lançado pelas editoras Parlophone e Capitol

 

  1. 2 + 2 = 5                                     3:19
  2. Sit Down. Stand Up.                     4:19
  3. Sail to the Moon                          4:18
  4. Backdrifts                                    5:22
  5. Go to Sleep                                 3:21
  6. Where I End and You Begin            4:29
  7. We Suck Your Young Blood            4:56
  8. The Gloaming                              3:32
  9. There There                                5:23
  10. I Will                                          1:59
  11. A Punchup at a Wedding               4:57
  12. Myxomatosis                                3:52
  13. Scatterbrain                                 3:21
  14. A Wolf at the Door                        3:23


 

bz.stories/26726
Amnesiac -
Amnesiac

Lançado a 4 de Junho de 2001, o album é composto por material que sobrou das sessões de Kid A. A banda optou por lançar esse material mais tarde, evitando assim um álbum duplo. Editoras: Parlophone e Capitol

     #   Título                                                                          Tempo

  1. Packt Like Sardines in a Crushd Tin Box        4:00
  2. Pyramid Song                                            4:49
  3. Pulk/Pull Revolving Doors                            4:07
  4. You and Whose Army?                                3:11
  5. I Might Be Wrong                                       4:54
  6. Knives Out                                                4:15
  7. Morning Bell/Amnesiac                               3:14
  8. Dollars and Cents                                      4:52
  9. Hunting Bears                                           2:01
  10. Like Spinning Plates                                  3:57
  11. Life in a Glasshouse                                  4:34
bz.stories/26716
Kid A -
Kid A

Kid A foi gravado entre Janeiro de 1999 e Abril de 2000 e foi lançado 2 de Outubro de 2000. É um album completamente anti-comercial onde as guitarras foram deixadas de lado para dar lugar a experimentações electrónicas e outros elementos. Foi considerada pelo próprio York a melhor composição do Radiohead

     #  Título                                                                Tempo

  1. Everything in Its Right Place                4:12
  2. Kid A                                                4:47
  3. The National Anthem                          5:50
  4. How to Disappear Completely              5:56
  5. Treefingers                                       3:43
  6. Optimistic                                         5:17
  7. In Limbo                                           3:32
  8. Idioteque                                          5:07
  9. Morning Bell                                      4:38
  10. Motion Picture Soundtrack                  6:59

 

 

bz.stories/26499
Ok Computer -
Ok Computer

Gravado entre Julho e Setembro de 1996, o 3º album da banda é considerado como um dos melhores discos de rock da década de 90 pela crítica e consolidou definitivamente o Radiohead como uma das maiores bandas da sua geração. Foi lançado em Junho de 1996 pela Parlophone no Reino Unido e pela Capitol nos EUA.

      #   Título                                                         Tempo

  1. Airbag                                          4:44
  2. Paranoid Android                           6:23
  3. Subterranean Homesick Alien          4:27
  4. Exit Music (For a Film)                    4:24
  5. Let Down                                      4:59
  6. Karma Police                                 4:22
  7. Fitter Happier                                1:57
  8. Electioneering                               3:51
  9. Climbing Up the Walls                   4:45
  10. No Surprises                                 3:49
  11. Lucky                                          4:20                                 
  12. The Tourist                                  5:25
bz.stories/26238
The Bends -
The Bends

Gravado entre Agosto e Novembro de 1994, lançado a 13 de Março de 1995, é o album que catapultou os Radiohead para o sucesso. Editoras: Parlophone e Capitol Records.

     #

  1. Planet Telex                         4:18                          
  2. The Bends                            4:06
  3. High and Dry                        4:17
  4. Fake Plastic Trees                 4:50
  5. Bones                                  3:08
  6. (Nice Dream)                        3:53
  7. Just                                     3:54
  8. My Iron Lung                        4:36
  9. Bullet Proof... I Wish I Was    3:28
  10. Black Star                            4:07
  11. Sulk                                    3:42
  12. Street Spirit (Fade Out)          4:14
bz.stories/26227
Pablo Honey -
Pablo Honey
Primeiro àlbum dos Radiohead gravado de Setembro a Novembro de 1992 e lançado em 1993. Lançado através das editoras Parlophone, Capitol Records.

 

  1. You                                  3:29      
  2. Creep                               3:56
  3. How Do You?                     2:12
  4. Stop Whispering                 5:25
  5. Thinking About You            2:41
  6. Anyone Can Play Guitar       3:38
  7. Ripcord                             3:10
  8. Vegetable                         3:13
  9. Prove Yourself                   2:25
  10. I Can't                              4:13 
  11. Lurgee                              3:08
  12. Blow Out                           4:40
Letras & Tablaturas
Ainda não foram inseridas letras ou tablaturas
Informação da banda
Género musical: Rock Electrónico Alternativo

Site: www.radiohead.com/

Editora: Actualmente sem editora

Fórum
Forum (Sexta, 2 de Setembro de 2011 às 13:11, 2 )
Forum (Sábado, 20 de Agosto de 2011 às 4:34, Comentar )
Forum (Terça, 7 de Junho de 2011 às 1:09, 12 )
Forum (Quarta, 30 de Março de 2011 às 22:21, Comentar )
Forum (Quarta, 2 de Março de 2011 às 13:00, 12 )
Forum (Sábado, 19 de Fevereiro de 2011 às 20:44, 1 )
Forum (Quarta, 16 de Fevereiro de 2011 às 13:07, Comentar )
Forum (Segunda, 14 de Fevereiro de 2011 às 10:27, 2 )
Eventos
Não existem eventos da agenda sobre esta banda/artista
Fotos
Radiohead
marcos_sousa0 , Galeria fotos
Segunda, 30 de Junho de 2008 às 20:50
 ( Comentar )
Radiohead
marcos_sousa0 , Galeria fotos
Segunda, 30 de Junho de 2008 às 13:50
 ( Comentar )
Radiohead
marcos_sousa0 , Galeria fotos
Segunda, 30 de Junho de 2008 às 13:50
 ( Comentar )
Radiohead
marcos_sousa0 , Galeria fotos
Segunda, 30 de Junho de 2008 às 13:50
 ( Comentar )
Vídeos
No Surprises
marcos_sousa0 , Galeria de Vídeos
Quarta, 16 de Julho de 2008 às 11:03
 ( Comentar )
Street Spirit (Fade Out)
marcos_sousa0 , Galeria de Vídeos
Quarta, 2 de Julho de 2008 às 12:53
 ( Comentar )
Street Spirit (Fade Out)
marcos_sousa0 , Galeria de Vídeos
Quarta, 2 de Julho de 2008 às 12:52
 ( Comentar )
Radiohead - Creep
marcos_sousa0 , Galeria de Vídeos
Segunda, 30 de Junho de 2008 às 23:45
 ( 3 )
Radiohead - Paranoid Android
marcos_sousa0 , Galeria de Vídeos
Segunda, 30 de Junho de 2008 às 13:59
 ( Comentar )
In
Why
BDR
rh
mkc
f0g
Pii
Ij
Artistas de A a Z
A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V W X Y Z
Info da página do artista
Nº de visualizações: 29216
Prestígio: 3
*Última edição por: MarianaCosta33
*Em: 12/Oct/2014, 22:08
Líder:
marcos_sousa0
Colaboradores:
PUBLICIDADE
O meu perfil
Os meus atalhos
A minha página
O que é isto?
A minha página
Os meus dados
O que é isto?
Os meus dados
Inbox O que é isto?
Inbox
O meu Blog: vernova entrada
Blog
O que é isto?
O meu Fotoblog: vernova entrada
Fotoblog
O que é isto?
O meu Vídeoblog: vernova entrada
Videoblog
O que é isto?
Fórum: Escrever artigo no fórum
Escrever no fórum
O que é isto?
Classificados: Inserir classificado
listar activoslistar inactivosfavoritos
Inserir classificado
O que é isto?
Galeria Blitz: inserir fotoinserir vídeo
Galeria
O que é isto?
Os meus amigos
Ver lista Ver lista Ver convites Ver convites
Links úteis: Top prestígioPesquisar utilizador
Últimas actualizações
24/Oct/2014, 0:31
23/Oct/2014, 15:08
23/Oct/2014, 11:31
22/Oct/2014, 14:16
22/Oct/2014, 12:06
Top Artistas
Prestígio 27
Prestígio 25
Prestígio 25
Prestígio 25
Prestígio 25
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz