Em destaque:
Últimos destaques:
Blitz TV:
BLITZ Homepage
//Este Fórum tem 24680 artigos   RSS - Fórum
Escrever artigo
Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"? -
Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?

Há continuamente guerras despropositadas entre qual é a melhor banda de grunge, saíndo sempre os Nirvana como vencedores, algo que discordo. Mas afinal o que é o "grunge" que nós tão leviamente, e sublino leviamente, usamos nas discussões musicais? Ultimamente dediquei-me a descobrir as origens e o que está por detrás desta circo mediático que pode ser bem comparado às redudantes notícias que saem do Angélico em todo o tipo de meios de comunicação.

 O grunge é puramente uma atitude, um modo de vida. Se fosse considerado um género de música porque se meteria Alice In Chains, uma banda com raízes de heavy metal e hard rock; Nirvana, obviamente punk e muito DYI; Pearl Jam, uma banda de rock alternativo e outras que tais? O termo "grunge" foi criado pela imprensa para designar qualquer tipo de banda que emergiu de Seattle no fim da década de 80/ ínicio da década de 90 que apresentava um som que em tudo contradizia o hair metal, bastante popular naquela era.

Para aqueles mais incultos ou close-minded os Nirvana criaram, foram e para sempre o expoente máximo deste movimento. Eu já fui um desses. Certo dia estava nas aulas com o meu computador e uma amiga minha transferiu as músicas delas para o meu computador, entre as quais estava a discografia completa dos Alice In Chains. Até aquela altura eu considerava esta banda, um projecto que até apresentava umas boas malhas mas que não passava disso. E, um dia que eu estava em casa sem nada para fazer (não fomos para a cama, nem começamos a fo*** - desculpem, foi uma pequena referência a Mata-Ratos) decidi ouvir a discografia dos AIC, por curiosidade. Eles são soberbos. As guitarras gravemente afinadas que impõem riffs não muito complexos mas tecnicamente irreprensíveis; a paixão e a emoção que um ser magoado e deprimido incutia nos seus vocais arrastados e roucos; e uma linha de baixo imponente que faria corar muitos músicos encarregues dessa posição.

Eu não quero abrir uma discussão de Nirvana vs AIC visto que estes dois possuem géneros completamente distintos. No entanto, podemos avaliar certos factores tais como versatilidade, complexidade e por aí. Objectivamente falando os Alice, sem clara margem para dúvida, são mais versáteis que a banda liderada por Cobain. Enquanto estes últimos usaram e abusaram do mesmo tipo de fórmula, aquele som crunchy acompanhado com riffs simples e altamente distorcidos (Bleach; Incestiside e In Utero) para depois passarem para um mais pop e facilmente audível para o comum palata musical (Nevermind), que os impulsionou para o mainstream.

Os Alice In Chains dentro do mesmo álbum possuem músicas completamente distintas entre si e um bom exemplo disso será "Dirt". "Would?", uma música instrospectiva, slow-paced, misteriosa por assim dizer; "Damn That River", que apresenta o som característica desta banda, ou seja, fast-paced com riffs claramente influencidados pelo movimento heavy metal; "Angry Chair", esta música apresenta vários altos e baixos, variando continuamente a rapidez das guitarras e dos vocais.

Outra das coisas a favor dos AIC é a complexidade das suas músicas que pode facilmente ser explicada pela existência de um quarto membro na banda, sendo este um guitarrista de apoio, como também pela dupla genial: Cantrell e Staley. Ambos compunham tanto as letras como os riffs e, esta interação resultava perfeitamente tal como se pode ouvir nos trabalhos deles. Enquanto que nos Nirvana, o Kurt estava encarregue destas duas tarefas tendo por vezes ajuda de Dave e Krist, levando assim a músicas mais básicas e muitas vezes redundantes.

Pondo isto tudo, creio que posso afirmar que AIC dominaram o movimento de música alternativa que emergiu de Seattle na década de 90.

Artigo escrito por PanteraRules Quarta, 29 de Junho de 2011 às 2:31 (161 comentários )
Artistas de A a Z    ¤   Alice in Chains
161 Comentários
ordenar por:
mais votados ▼
Coincidência
por: porcoespinho | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 11:34, 6 pontos
Olá! nem de propósito, ainda ontem publiquei o vídeo «Man in the Box» no meu Facebook, com as seguintes linhas a acompanhar:

«Porra! a restante comunidade das camisas de flanela que me perdoe, mas esta foi a melhor banda que saiu do caldeirão de Seattle. Os Pearl Jam beberam do Neil Young, os Nirvana beberam dos Pixies e os Soundgarden, que tinham figados á homem, beberam dos Sabbath. Os Alice in Chains destilaram a sua própria bebida».
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: ratso64 | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 19:03, 2 pontos
Começo para já por felicitar o bom artigo do Panterarules que me fez logo recordar bons tempos. Também acho que dos "grandes" do grunge, a banda que as influências são mais difíceis de identificar são as de AIC. Mas influências à parte, concordo perfeitamente com o porcoespinho quanto aos grandes Soundgarden e Alice, pois também são os meus preferidos no universo grunge.
  Este artigo fez-me desenterrar uma k7 de 92 que tenho aqui, que de um lado tem o "vulgar display of power" (pantera rules 8) e do outro lado uma compilação que recomendo ouvirem, para quem quiser conhecer melhor o grunge: Sub pop 200, onde podem encontrar alguns dos primeiros temas das bandas referidas aqui nos vossos coments e não só...
  Como já tive a oportunidade de dizer em tempos aqui, se calhar por outras palavras, o grunge foi um grande "pontapé na peida " a uma certa vertente de bandas metal e punk comercial que por lá andaram na segunda metade dos 80's.
  Entretanto deixo-vos ao som do SAP dos Alicemudgarden (para bom entendedor)...
  Agora se AIC é mesmo o expoente do grunge? Venha o diabo e escolha... Para os puristas é Mudhoney, e eu que gosto tanto de Screeaming Trees , pá!
  Cumps e bom som juventude
AIC
por: LayneStaley1 | siga este autor | enviar mensagem privada Sábado, 2 de Julho de 2011 às 14:25, 2 pontos
Existe o Deus dos Deuses, Zeus, Deus do Sol, Apolo, Deus da guerra Ares.

Mas existem 5 ou 6 Deuses da Musica:

Layne Staley;
Jerry Cantrell;
Mike Starr;
Sean Kinney;
Mike Inez;
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: PanteraRules | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 2:35, 1 ponto
Ali enganei-me. O quarto membro não era guitarrista de apoio. Os vocais e a guitarra é que estavam compreendidas a dois músicos em vez de apenas um como nos NIrvana.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: zerofuckingchance | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 11:06, 1 ponto
A banda mais grunge do grunge são os Green River, e depois Mudhoney.

De resto, todas diferentes, igualmente geniais.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: Methulz | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 11:21, 1 ponto
Se são o expoente máximo do grunge não sei, mas são a banda que mais gosto dentro desse género.
O ano passado estive até à ultima para decidir se ia ou não ao Optimus Alive. Quando decidi ir sabia que ia ver uma boa actuação destes senhores, mas nunca imaginei um concerto tão electrizante/apaixonante como veio a ser. Fiquei rendido em cada música. Desde aí, gosto ainda mais deles.
E, sem qualquer dúvida, o DuVall é um músico bastante competente e conseguiu a difícil tarefa de "substituir"o Staley muito bem!
-
http://portuguesedistorti...
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: Nunes1993 | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 11:30, 1 ponto
Falas de Grunge e nem uma referencia a Soundgarden?! o artigo esta bom, mas....
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: SuperGrungeFan  | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 11:59, 1 ponto
Sem dúvida grande banda. Mas não penso que seja a melhor do movimento.
Talvez as melhores bandas sejam as que originaram o movimento como Mother Love Bone , Green River , Malfunkshun , TAD , Melvins e Mudhoney. Quanto aos Nirvana serem considerados a melhor banda acho que se deve ao facto de terem sido a banda mais popular e ao Kurt Cobain ser o "porta-voz" da geração.

Cumps.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: kamelot | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 13:20, 1 ponto
Acho que, independentemente do que ditam as revistas da especialidade e afins, o melhor é sempre o que gostamos mais e apenas isso. O resto é ir na onda alheia, muitas vezes erradamente.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: @n@ | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 13:31, 1 ponto
Olá,

Gostei do teu artigo. Como já disse os Soundgarden podem não ser o expoente máximo do grunge, mas sem duvida uma das melhores bandas.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: WiseBlood | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 13:52, 1 ponto
Considero classicamente o Unplugged dos Alice Chains como a pior aquisição de música que fiz. Há largos anos, mas penso que ainda devo ter o cd.

Penso que isso diz bastante sobre o que acho deles.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: Punkz | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 16:37, 1 ponto
O expoente máximo são, e sempre serão, os Melvins.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: stomachpains | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 18:36, 1 ponto
Na minha opinião muito pouca coisa no grunge bate o Facelift. o/
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: DootDootYeah | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 19:21, 1 ponto
Excelente artigo! Assino por baixo em tudo!
Sem dúvida que os AIC são a banda que melhor conseguiu construir a sua individualidade através da excelente capacidade de junção de vários géneros músicais.
Acho um erro a conotação "grunge", mas não deixo de compreender o porquê, afinal surgiram todos na mesma época, sítio, etc.
Além disto, a música dos AIC é cheia de "camadas", e acho que o termo "grunge" compreende um som tipicamente mais simples e básico.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: punker_boy | siga este autor | enviar mensagem privada Quarta, 29 de Junho de 2011 às 21:08, 1 ponto
Bem, venho aqui informar que o punk para mim é simplesmente uma "ganza".
Mas Grunge, Grunge é a minha "heroina" foda-se, meu AIC é lindo, é assim Nirvana são a minha banda preferida mas AIC, soundgarden e PJ é brutalissimo.
Posso-te aconcelhar uma bandas que já ouvi de grunge? são do melhor que há!
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: Shapeshifter | siga este autor | enviar mensagem privada Quinta, 30 de Junho de 2011 às 2:52, 1 ponto
Acho que expoente máximo são mesmo os Green River como já disseram lá para cima, porque basicamente foram os primeiros de todas as bandas, no entanto, há algumas bandas grunge que não foram faladas ainda. Por exemplo, os Stone Temple Pilots, das poucas bandas que não é de Seattle, é uma banda que muito admiro, e também um grunge assim mais feminista, como L7.

Já agora, de Grunge, aconselho-te a ouvires Screaming Trees, se nao conheceres. Não foram dos primeiros a surgir, mas para mim, foi a melhor banda que surgiu.
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: illusenJ | siga este autor | enviar mensagem privada Quinta, 30 de Junho de 2011 às 17:46, 1 ponto
"a paixão e a emoção que um ser magoado e deprimido incutia nos seus vocais arrastados e roucos..."
Consegui relacionar-me com o teu texto de muitas maneiras e entendo exactamente o que sentes quando ouves AIC. Recentemente começei a ouvir Pantera e por acaso já tinha lido alguns comentários teus sobre eles e pensei que se conhecesses os AIC também irias gostar deles porque eles em alguns aspectos são um pouco semelhantes.
O que tu disseste, ninguém poderia dize-lo melhor. Fiquei contente por alguém reconhecer e dar mérito a esta grande banda que são os Alice in Chains :)
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: Varela | siga este autor | enviar mensagem privada Sexta, 1 de Julho de 2011 às 0:49, 1 ponto
Há aquelas primeiras bandas de grunge que influenciaram as outras bandas como Pearl Jam e Nirvana. Falo de Green River, Mother Love Bone, Melvins, Screaming Trees e Mudhoney.

Se calhar é por ser das minhas bandas preferidas mas o expoente do grunge para mim é o "VS." dos Pearl Jam.
Conseguiram introduzir influências funk fenomenais nesse álbum, um toque de experimentalização em "W.M.A" para te prepares para os álbuns que ai vinham ("Vitalogy" e "No Code") as raivosas "blood" , "rearviewmirror" , "go" , "animal" que são acompanhadas por finais estrondosos do Abruzesse na bateria e aquelas acústicas para provar que o grunge é também aquela parte raivosa mas que consegue reflectir e abrir os seus sentimentos de outra maneira.
Os solos também são qualquer coisa, não é só nas letras do senhor Vedder. Podem nem ser nada de especial na sua complexidade mas aquele solo da "go e da "animal" convergem perfeitamente com o tema que está a ser abordado. E é isso que mais gosto num solo, estar associado à música.
A raiva que tu ouves (e poderás sentir!) neste álbum é devido às pressões da fama e das editoras e isso é o que eu gosto mais, perceber a raiva deles, saber que aquilo não é da boca para fora, é verdadeiro pá!!

O "Ten" é emblemático por ser o primeiro, oferecer uma sonoridade nova e inovadora, e é acompanhado por uma maneira de ser e agir que não diria única mas exclusiva para a época . Contém também alguns dos hinos mais aclamados da banda e do grunge mas para mim, o "VS." é o melhor pelas razões que abordei.

Mas se me disseres que "Dirt" é o expoente do grunge eu compreendo e respeito.

Já agora, bom artigo!
Grunge!
por: MikeRose | siga este autor | enviar mensagem privada Sexta, 1 de Julho de 2011 às 19:22, 1 ponto
Todos os fãs de Grunge deviam ouvir esta faixa pelo menos uma vez na vida: http://www.youtube.com/wa...
Re: Alice In Chains - expoente máximo do "grunge"?
por: Imodium | siga este autor | enviar mensagem privada Quinta, 15 de Setembro de 2011 às 14:24, 1 ponto
Bem, Nirvana foi durante muitos anos uma doença para mim. Basicamente o grupo que fez com que eu me interessasse em música, quando era criança. Hoje essa doença (felizmente) já não existe, mas continuo a apreciá-los bastante. Contudo, é inegável que a versatilidade, comparativamente a AIC, é mais baixa. O Kurt era um excelente compositor, mas não se expandia (talvez nem precisasse, a própria banda gozava com as suas músicas serem parecidas umas com as outras). Acho uma pena, porque ele mostrou até ter uma veia mais bluesy (Black & White Blues, as covers do Ledbelly), experimental e mais pesada (muitas músicas pré-Bleach). Consigo ver uma grande criatividade na fase inicial da banda e no fecal matter, mas muitas dessas ideias acabaram por ficar na gavetam, para prosseguir o caminho musical que define o som da banda.
Também acho que se tivesse havido tempo de consolidar a colaboração com o Krist e o Dave, eles podiam chegar a pontos bastante mais criativos. Scentless Apprentice é uma excelente música, uma das melhores para mim, e pensar que o Kurt gostava de músicas como Exhausted e referia ser óptimo os outros membros entrar na composição, faz-me pensar como teria sido o precurso da banda se ele não tivesse morrido.

AIC esteve, na minha perspectiva, sempre em evolução. Quem ouve o Dirt ou até o Facelift nem consegue imaginar que estes gajos já tinham sido uma banda de hair metal a cantar sobre gajas gordas. Mesmo entre álbuns (e dentro do mesmo álbum), há variedade que não se vê em Nirvana. E continuam hoje a dar um excelente concerto ao vivo (vi-os no alive).

Se são o expoente máximo, não sei, nunca pensei nisso. Acho que as bandas de grunge são todas bastante diferentes, apesar de terem vários pontos em comum e não consigo criar uma hierarquia. Mas acho que sem dúvida que os AIC merecem o spotlight que têm hoje, assim como a influência que tiveram em bandas posteriores. Tenho alguma pena que grupos como os Mother Love Bone, Tad ou Green River, apesar de terem tido um papel inegável na criação desta onda, hoje não sejam tão falados, mas o spotlight é mesmo assim.
Sem dúvida...
por: zekarvaz | siga este autor | enviar mensagem privada Quinta, 25 de Outubro de 2012 às 10:39, 1 ponto
Para mim, sempre foram os maiores ... infelizmente, sem o Layne, perderam a alma.
PUBLICIDADE
Top dos + lidos
PUBLICIDADE
Últimos Comentários
Blogs, (1 pts) por RCalado , in Blog de Música
Re: U2 - "Songs Of Innocence" ...ou "A Beautiful D, (1 pts) por ratzinger , in U2 - "Songs Of Innocence" ...ou "A Beautiful Day" for haters
boa descrição..., (2 pts) por fernanog , in E a Morte saiu à rua
Re: MILÉNIO, (1 pts) por JOanaSousa , in MILÉNIO
Re: pois..., (3 pts) por fernanog , in Este Festival não era para meninos
Re: pois..., (1 pts) por ruipestana , in Este Festival não era para meninos
Re: até que enfim..., (2 pts) por ruipestana , in Este Festival não era para meninos
pois..., (2 pts) por fernanog , in Este Festival não era para meninos
até que enfim..., (1 pts) por luisfcb70 , in Este Festival não era para meninos
Bons dias, (1 pts) por hawkband , in U2 - "Songs Of Innocence" ...ou "A Beautiful Day" for haters
Não esta muito bem, (1 pts) por MAIS NADA , in As 100 melhores bandas de metal
..., (1 pts) por little_princess , in Blog sobre música
Re: Sugest?es para bandas post-rock/post-metal/alt, (1 pts) por lolpes , in Sugestões para bandas post-rock/post-metal/alternativo portuguesas??
Re: produ?ao musical - ajudem-me por favor, (1 pts) por estudionaweb.com , in produçao musical - ajudem-me por favor
Punk Rock, (1 pts) por DiogoS , in Punk rock nacional
Tops fórum
+ lidos
+ comentados
Comentários + pontuados
Re: pois... (3 pts) por fernanog , in Este Festival não era para meninos
Re: Um s?rio caso muito Musical... (3 pts) por fernanog , in Um sério caso muito Musical...
Re: para os amantes dos Cure... (3 pts) por soitsounds , in para os amantes dos Cure...
ainda + info... (3 pts) por fernanog , in O Som das Narrativas
se estiver por perto... (3 pts) por fernanog , in JP Simões - Roma
Ex-Votos de regresso (3 pts) por morgada dos canibais , in o regresso dos Ex-Votos, autores de Subtilezas Porno-Populares
 
Home  |  Termos de Utilização  |  Política de privacidade  |  Política de cookies  |  Notícias  |  Fórum  |  Agenda  |  Festivais  |  Artistas de A a Z  |  Classificados  |  Galerias  |  Blitz TV  |  Edição Impressa  |  Assinar Revista  |  Newsletter  |  Passatempos  |  BLOGS  |  Ficha Técnica  |  F.A.Q.
© copyright BLITZ 2006. Todos os direitos Reservados
BLITZ - Edificío São Francisco de Sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544161 F. 21 4415843 e-mail: blitz@impresa.pt - Anuncie na Blitz